FAQs 3 | Condições de Acesso Via Regime Geral

3. Condições de Acesso Via Regime Geral

As candidaturas podem ser iniciadas sem as notas finais (sem submissão da ficha ENES ou diploma estrangeiro e certificado de equivalência ao ensino secundário português, conforme aplicável), mas só serão seriados os candidatos que entreguem a ficha ENES/ diploma estrangeiro e certificado de equivalência ao ensino secundário português, conforme aplicável, até ao final do prazo de candidaturas. Os que não o façam, terão o resultado "Excluído" e serão remetidos automaticamente para a fase seguinte (caso exista), sem necessidade de fazer/pagar nova candidatura.

No caso de ter completado o ensino secundário português, é necessário fazer o(s) exame(s) nacionais exigido(s) para o(s) curso(s) a que se pretende candidatar. No caso de ser candidato com diploma do ensino estrangeiro deverá fazer o exame que lhe falte no contexto do diploma que frequentou ou fazer os exames nacionais em Portugal.

Para a maioria dos cursos a nota de candidatura é calculada da seguinte forma, e expressa numa escala 0-200:

60 %

Classificação final do curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente

40 %

Prova ingresso

Em caso de 2 provas, 20 % cada

Exemplo de cálculo de nota de candidatura para um curso em que as provas de ingresso são Português e História:

O candidato A obteve a classificação final de 130 no ensino secundário, 150 no exame nacional da disciplina de Português e 120 no exame nacional da disciplina de História.

Para obter a nota de candidatura multiplicam-se as notas pelos respetivos pesos, isto é:

(130 x 0,6) + (150 x 0,2) + (120 x 0.2) = 132

Faça aqui o cálculo da sua nota de candidatura:

Classificação final do curso do ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente
Classificação da ou das provas de ingresso

Para as licenciaturas internacionais da Católica Lisbon School of Business & Economics e

para o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina o cálculo faz-se da seguinte forma:

50 %

35 %

Prova(s) ingresso(s)

Em caso de mais do que 1 prova, cada prova terá o mesmo peso

Pré-Requisito

Para ser admitido pela via do regime geral o candidato deverá cumprir cumulativamente as seguintes condições:

•  ter completado o ensino secundário português ou possuir equivalência ao mesmo. No caso de ter frequentado o ensino secundário estrangeiro a equivalência é comprovada através do certificado de equivalência ao ensino secundário português,

e

• ter realizado a(s) prova(s) de ingresso exigida(s) para o(s) respetivo(s) curso(s).

Além disso para os cursos de Enfermagem, Mestrado Integrado em Medicina e licenciaturas internacionais da Católica Lisbon School of Business and Economics são exigidos pré-requisitos.

Consulte as condições de acesso para cada curso

Sim, consulte a FAQ 3.4.

Consulte os testes aceites para as Licenciaturas Internacionais da Católica-Lisbon aqui.

Verifique os testes aceites para o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina aqui.

Não. Só pode usar exames estrangeiros se for titular do diploma de ensino secundário respetivo.