FAQS 4 | Preparar a Candidatura

4. Preparar a candidatura via regime geral

O processo de candidatura é exclusivamente online para todos os cursos do campus de Lisboa da UCP. Para a maioria dos cursos candidate-se em Candidatura | UCP.

A candidatura para o mestrado integrado em Medicina deve ser apresentada aqui.

Para as licenciaturas internacionais da Católica-Lisbon candidate-se aqui.

Consulte o calendário.

Sim, pois em caso de residir fora de Lisboa terá mais tempo para tratar da sua mudança.

Não. Deve consultar o site de cada Unidade de Ensino. O pagamento da taxa de candidatura é devido por Unidade de Ensino, sendo válido para um máximo de 4 cursos dessa Unidade. Se se candidatar a cursos de diferentes Unidade de Ensino, terá que pagar uma taxa de candidatura por Unidade. A taxa de candidatura não é reembolsável.

Não, as candidaturas têm que ser feitas em cada campus, sendo devido um pagamento por campus.

Sim, mas em separado. Neste caso, terá que fazer uma candidatura autónoma em cada campus.

Pode candidatar-se a um máximo de 4 cursos por Unidade de Ensino. Se forem cursos de Unidades de Ensino diferentes, terá que pagar uma taxa de candidatura por Unidades.

Sim. Quando se candidata às licenciaturas internacionais da Católica-Lisbon pode demonstrar interesse em ser também candidato às licenciaturas nacionais da mesma faculdade sem ser necessário o pagamento de mais nenhuma taxa de candidatura.

Para as licenciaturas internacionais candidata-se aqui, e se for candidato apenas ás licenciaturas nacionais aqui.

• Documento de identificação;
  • N. de identificação fiscal
  • Fotografia (tipo passe);

Para candidatos com ensino secundário português:

• Ficha ENES emitida no ano da candidatura;

Para candidatos com ensino secundário estrangeiro:

• Diploma do ensino secundário com classificação final incluindo disciplinas realizadas e respetiva classificação;
  • Declaração emitida pela instituição de ensino secundário frequentada referindo a escala de classificação utilizada e com menção da nota mínima de aprovação, caso esta informação não conste no diploma;
  • Certificado de equivalência ao ensino secundário português. Consulte o site da Direção Geral Educação - DGE

Os documentos originais / certificados não são exigidos no momento da candidatura, sendo no entanto necessários após a eventual admissão.

A partir de 2022, inclusive, os exames passaram a ser válidos por 5 anos (no ano da sua realização e nos 4 anos seguintes). Nos concursos de 2024 são válidos os exames, nacionais e estrangeiros, realizados em 2022, 2023 e 2024.

Se completou o ensino secundário português, a ficha ENES emitida no ano da sua candidatura só inclui as provas de ingresso válidas.

Se completou o ensino secundário estrangeiro, pode utilizar notas dos exames finais realizados em 2022, 2023 ou 2024.

Sim, no início das aulas deve dirigir-se à Secretaria Escolar (edifício da Biblioteca, piso 0) com os originais da ficha ENES (candidatos do ensino secundário português), ou diploma do ensino secundário estrangeiro incluindo as disciplinas realizadas e respetivas classificação e o certificado de equivalência ao ensino secundário português (candidatos do ensino secundário estrangeiro).

Relativamente a documentos estrangeiros, consulte a FAQ 5.13. quanto a requisitos de tradução/legalização.

Caso não apresente os seus documentos originais, a sua matrícula poderá ser anulada.

Consulte a tabela de propinas, taxas e emolumentos pois varia dependendo do curso que irá frequentar.

Sim, são duas candidaturas autónomas. Consulte aqui o calendário de candidaturas da Católica.

O ano letivo tem início em setembro e termina em junho, havendo lugar ao pagamento de 10 mensalidades. O valor das propinas consta na tabela de propinas, taxas e emolumentos.

Se foi admitido numa licenciatura e já tem um(a) irmão(ã) a estudar numa licenciatura na Católica deve dirigir-se à Secretaria Escolar (edifício da Biblioteca, piso 0) para avaliar se a sua situação é elegível para efeitos de redução de propinas.

Sim, as aulas são presenciais para a grande maioria dos cursos, com exceção do curso de Filosofia que é em formato de B-learning e do curso de Ciências Religiosas que é na sua totalidade de ensino à distância.

Verifique junto de cada Unidade de Ensino as eventuais condições especiais aplicáveis para os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou se for praticante desportivo de alto rendimento.

Sim, existe a Residência Universitária Feminina. Apesar da Universidade Católica não possuir residências para estudantes do sexo masculino em Lisboa, existem duas residências próximas da sua sede: Colégio Universitário Pio XII e o Colégio Universitário Montes Claros.

Além disso, o Gabinete de Responsabilidade Social pode fornecer uma lista de contatos de outros alojamentos.

Algumas Unidades de Ensino têm parcerias com residências localizadas no coração da cidade que fazem descontos, pelo que deverá obter informações junto de cada Unidade de Ensino.