FAQs C| Condições de Acesso via Estatuto Estudante Internacional

FAQS - Condições de Acesso via Estatuto Estudante Internacional

Deverá cumprir cumulativamente as seguintes condições:

• Ser titular de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior no país de origem (ensino secundário) OU ser titular de um curso do ensino secundário português, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Ter realizado uma das seguintes opções, pela ordem indicada:
  • Exame final nacional do ensino secundário estrangeiro considerado homólogo (equivalente) à prova de ingresso exigida para o curso a que se pretende candidatar;
  • Ter obtido aprovação em disciplina do ensino secundário estrangeiro considerada equivalente à prova de ingresso;
  • Ter tido aprovação nos exames nacionais em Portugal das provas de ingresso exigidas para o curso a que se pretende candidatar.

Consulte aqui a tabela de correspondência de exames.

Além dIsso para os cursos de Enfermagem, Mestrado Integrado em Medicina e licenciaturas internacionais da Católica Lisbon School of Business and Economics são exigidos pré-requisitos.

Consulte as Provas de Ingresso e respetivas notas mínimas, bem como nota mínima de candidatura no seguinte link FAQ 3.4 do Regime Geral.

Poderá fazer os exames nacionais em Portugal.

Em alternativa poderá fazer exames internos em algumas das Unidade de Ensino, nomeadamente:

Católica Lisbon School of Business and Economics - Deverá realizar o Mathematics Admissions Test. O formato do Admissions Test é o seguinte: quem tem residência permanente em Portugal continental deve realizá-lo obrigatoriamente no Campus; quem tem residência permanente nas ilhas da Madeira, Açores ou num país estrangeiro poderá realizá-lo online.

Faculdade de Medicina - Para o curso de Medicina pode realizar exames internos de presença obrigatória na Faculdade.

Instituto Estudos Políticos - Para o curso de Ciência Política e Relacões Internacionais pode realizar um exame no Instituto em regime online.

Os estudantes titulares de cursos de ensino secundário estrangeiro podem realizar e utilizar os exames finais nacionais portugueses. Existe a possibilidade de combinar notas de exames estrangeiros com notas dos exames portugueses, quando o candidato demonstra que está a utilizar o exame português porque não tem o correspondente exame homólogo estrangeiro para substituir a prova de ingresso, ou porque não o realizou ou porque não obteve no mesmo a classificação mínima exigida.

Caso o candidato opte por fazer exames nacionais para provas que também tem no seu diploma estrangeiro, não poderá misturar provas dos dois diplomas, mas apenas usar o conjunto de provas de um dos diplomas, devendo optar por aquele que maximize a nota de candidatura.

Tem de ter habilitações que permitam aceder ao ensino superior no país de origem. Além disso, deve cumprir os requisitos da FAQ C.1.

O candidato tem as seguintes opções:

• Realizar os exames finais, de acordo com o seu diploma, nas disciplinas em falta, mesmo que não as tenha frequentado durante o ensino secundário.
  • Realizar os exames nacionais em Portugal exigidos para o curso a que se pretende candidatar;
  • Realizar os exames internos na Católica, se disponíveis, na Faculdade a que se pretende candidatar.

Não existem contingentes especiais de acesso para estudantes Internacionais.

Se for Estudante Internacional, tem de se candidatar pelo concurso do Estudante Internacional, não podendo utilizar em paralelo outras vias de acesso. Apesar de já ter frequentado um curso superior, a sua candidatura será avaliada, consoante o cumprimento dos requisitos de admissão em termos de provas de ingresso. Consulte a  FAQ 3.4 do Regime Geral