FAQs 3 | Condições de Acesso Via Regime Geral
3. Condições de Acesso Via Regime Geral
As candidaturas podem ser iniciadas sem as notas finais (sem submissão da ficha ENES ou diploma estrangeiro e certificado de equivalência ao ensino secundário português, conforme aplicável), mas só serão seriados os candidatos que entreguem a ficha ENES/ diploma estrangeiro e certificado de equivalência ao ensino secundário português, conforme aplicável, até ao final do prazo de candidaturas. Os que não o façam, terão o resultado "Excluído" e serão remetidos automaticamente para a fase seguinte (caso exista), sem necessidade de fazer/pagar nova candidatura.
No caso de ter completado o ensino secundário português, é necessário fazer o(s) exame(s) nacionais exigido(s) para o(s) curso(s) a que se pretende candidatar.
No caso de ser candidato com diploma do ensino estrangeiro deverá fazer o exame que lhe falte no contexto do diploma que frequentou ou fazer os exames nacionais em Portugal.
Anualmente é publicada uma deliberação que resume a correspondência de exames estrangeiros às provas de ingresso. Consulte aqui a deliberação do ano passado. Sendo esperada a nova deliberação para o concurso 25/26 em maio 2025.
A nota de candidatura é uma média ponderada da média do secundário, das notas das provas de ingresso e dos pré-requisitos (estes últimos apenas para os cursos de Medicina, Economics & Finance, Business Administration).
Para ser admitido pela via do regime geral o candidato deverá cumprir cumulativamente as seguintes condições:
- ter completado o ensino secundário português ou possuir equivalência ao mesmo. No caso de ter frequentado o ensino secundário estrangeiro a equivalência é comprovada através do certificado de equivalência ao ensino secundário português,
- e ter as provas de ingresso exigidas e estarem válidas, para o(s) respetivo(s) curso(s).
São ainda exigidos pré-requisitos para os cursos de Enfermagem, Mestrado Integrado em Medicina e licenciaturas internacionais da Católica Lisbon School of Business and Economics.
Sim, consulte a FAQ 3.4.
Sim, consulte a FAQ 3.4.
Consulte os links da Católica-Lisbon, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Teologia.
Não pode. Só pode usar exames estrangeiros se for titular de um diploma de ensino secundário estrangeiro.