Outras Bolsas Sociais
Bolsas Sociais EPIS 2025
A EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) lançou a 15.ª edição do Programa de Bolsas Sociais, com candidaturas abertas até 21 de setembro.
As Bolsas Sociais EPIS 2025 têm como objetivo prestar apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade sócio económica o longo do seu percurso no ensino secundário e universitário, sinalizar boas práticas na promoção da inclusão social e de promoção de sustentabilidade e cidadania ativa.
Todos os alunos que iniciam, em 2025/2026, o 1.º ano de licenciatura ou o 1.º ano de mestrado podem candidatar-se acedendo aos links abaixo:
Consulte o Regulamento | Candidaturas (Licenciatura) | Candidaturas (Mestrado)
Bolsa Universitária de Mérito – APIFARMA
Criada em janeiro de 2023 pela APIFARMA, com o apoio institucional do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), a Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior. Este programa destina-se a reconhecer e apoiar estudantes com mérito académico e insuficiência económica.
A Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA é dirigida a cidadãos portugueses que ingressem pela primeira vez no ensino superior público, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores.
Os estudantes podem candidatar-se até dia 31 de agosto, clicando aqui
Bolsas Gulbenkian Novos Talentos
A Bolsa Gulbenkian Novos Talentos tem como propósito reconhecer e apoiar estudantes de mérito excecional, promovendo o desenvolvimento do talento académico e incentivando a iniciação à investigação. As bolsas abrangem áreas fundamentais das áreas das humanidades, das artes e das ciências sociais.
Podem candidatar-se estudantes inscritos no 2.º, 3.º ou 4.º ano de licenciatura ou mestrado integrado, ou no 1.º ano de mestrado, no ano letivo 2025/2026, com média igual ou superior a 16,5 valores nas unidades curriculares já realizadas.
O valor da bolsa anual é calculado tendo em conta três componentes: Apoio à formação e investigação; Apoio ao enriquecimento de talento; e Apoio social complementar.
Candidaturas no site de 1 a 30 de setembro (15h00)
Bolsas Gulbenkian Mérito
As Bolsas Gulbenkian Mérito – Fundação Calouste Gulbenkian são atribuídas a jovens com elevado potencial académico que ingressam no primeiro ano do ensino superior e apresentem escassos recursos económicos. Este apoio visa reconhecer o mérito, garantir maior estabilidade financeira e criar condições favoráveis ao sucesso académico ao longo do percurso universitário.
Podem candidatar-se estudantes com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores para o ano letivo 2025/2026. Além disso, é obrigatória a apresentação do comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), independentemente do valor dos rendimentos do agregado familiar. Esta candidatura é essencial para a verificação dos rendimentos, mesmo que o estudante não reúna os critérios para beneficiar da bolsa da DGES. O candidato não pode ser titular de qualquer grau académico de ensino superior.
Candidaturas no site de 1 de setembro a 31 de outubro (15h00)
Bolsa de Mérito Dionísio Raposo Leite
O Grupo Finançor pretende atribuir bolsas para apoio à frequência de cursos superiores por alunos de mérito da Região Autónoma dos Açores fora da sua área de residência.
Os candidatos deverão possuir nacionalidade portuguesa, estar inscritos no primeiro ano de uma instituição de ensino superior fora da sua área de residência, ter residido na Região Autónoma dos Açores nos 5 anos anteriores à candidatura, ter idade inferior a 30 anos e não possuir qualquer grau académico.
A seleção dos candidatos será efetuada até 15 de outubro e terá em conta, entre outros, o mérito escolar e curricular do candidato assim como a sua situação social.