Diretores de três faculdades reconduzidos para o triénio 2024-2027
“Este é um momento celebratório na Universidade Católica quando damos posse a novas direções de unidades académicas”, palavras de Isabel Capeloa Gil por ocasião da renovação de mandatos das Direções do Instituto Superior de Direito Canónico, da Católica Lisbon School of Business and Economics e da Escola Superior de Biotecnologia, no dia 17 de julho.
A Reitora da UCP saudou os diretores reconduzidos João Vergamota, Filipe Santos e Paula Castro e realçou a importância destas “três unidades de escopo científico e académico muito distinto, mas que representam verdadeiramente aquilo que é a pluridisciplinaridade de uma universidade e da sua missão enquanto Universidade Católica, que é servir os propósitos do desenvolvimento para o bem comum”.
Sobre os diretores, Isabel Capeloa Gil destacou “o papel de estratega” de João Vergamota “que tem conseguido reforçar o recrutamento para o Instituto e fixação do corpo docente e a internacionalização”; a ação e liderança de Filipe Santos traduzidos no sucesso da Católica Lisbon School e o trabalho notável de Paula Castro que “numa escola líder de investigação tem tido a coragem de propor projetos absolutamente inovadores, um deles a nova licenciatura em Ciências e Sociedade”.
Filipe Santos expressou a sua gratidão à Reitora e a toda a equipa Reitoral pela confiança renovada e afirmou: “É com enorme sentido de humildade e serviço que aceito este novo mandato como diretor da Católica Lisbon”. Destacou ainda “o espírito forte e de alinhamento e colaboração entre a escola e a Reitoria” e referiu o “enorme salto em frente no projeto do Campus Veritati”.
Também Paula Castro agradeceu à equipa Reitoral a “confiança implícita na recondução do mandato” e a todos aqueles que contribuíram para que a ESB “atingisse o patamar de excelência em que se encontra atualmente”.
“Estar à frente, abrir caminhos, criar soluções, tornar-se uma referência é um plano de vida para a ESB e transcende cada um dos seus profissionais e direções” e acrescentou “só se torna possível quando a sinergia entre nós se funde num todo, bem maior do que a soma das partes”.
João Vergamota afirmou que “a tomada de posse da nova direção do Instituto de Direito Canónico ocorre numa significativa efeméride em que se comemora o vigésimo aniversário da sua fundação”.
Referindo-se à dimensão da investigação e da divulgação do Direito Canónico, salientou: “Passados vinte anos podemos constatar que esta unidade académica tem vindo a consolidar-se, não com a força de uma tempestade, mas com a serenidade da brisa que passa, os frutos que tem dado são incontáveis”.
Terminou com a seguinte reflexão: “Conto com a ajuda e amizade de todos os presentes e de muitos que hoje não puderam aqui juntar-se, mas acima de tudo com Aquele que disse: ‘o meu jugo é suave e a minha carga é leve’ e é para ele, Jesus, que vai o meu maior louvor e agradecimento porque na verdade é ao seu serviço que estamos quando nos dedicamos ao Direito Canónico”.
Categorias: Católica-Lisbon School of Business & Economics Instituto Superior de Direito Canónico
Qui, 18/07/2024