Defesa 2025: Sobem salários, mas desce verba para armamento

O cenário previsto para a Defesa em 2025 parece trazer boas notícias para as Forças Armadas, que há muito reclamam uma valorização do setor. O Orçamento de Estado para 2025 apresenta um aumento de 11,1% na verba destinada à Defesa Nacional, totalizando 3.065,1 milhões de euros.
Num contexto geopolítico delicado, em que se trava uma guerra junto às fronteiras da União Europeia e se agrava a situação política e militar no Médio Oriente, a Defesa surge como «uma prioridade europeia onde Portugal terá um papel ativo», referiu o Governo no relatório do Orçamento de Estado para 2025 (OE 2025).

Para Francisco Proença Garcia, Diretor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, apesar dos avanços, «Portugal ainda está longe de cumprir as metas que acordou com a NATO. Estamos longe de atingir pelo menos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa até 2030». E acrescenta: «É necessário ter dinheiro para cativar e reter talento nas Forças Armadas, porque é um mercado que compete com os outros mercados de trabalho», diz o professor e autor de várias obras na área militar e geopolítica. «É preciso investir nas infraestruturas e nos equipamentos».

Artigo completo disponível no jornal Nascer do SOL.