Céline Abecassis-Moedas: “A longevidade é um desafio da mesma amplitude que as alterações climáticas”

Aos 53 anos, Céline Abecassis-Moedas foi nomeada pró-reitora da Universidade Católica para a área da Inovação e Empreendedorismo, há uma semana, depois de uma carreira dedicada aos temas da estratégia e inovação, em que se doutorou, e de ter dirigido o seu programa de formação de executivos. Trabalhou na indústria da moda em Nova Iorque, foi consultora da AT Kearney em Londres, passou pelo MIT e leccionou na Queen Mary University of London. Agora, está empenhada em reforçar a multidisciplinaridade no ensino, porque acredita que é na interseção entre tecnologia, gestão e arte que a magia acontece. E diz que "a criatividade é como um músculo que se pode e deve exercitar".

Acaba de ser nomeada pró-reitora para a Inovação e Empreendedorismo da Universidade Católica. O que representa esta mudança para a inovação da Católica e para si?

Para mim é uma mudança de escala enorme, pois estava ligada a um das faculdades, a Católica Lisbon School of Business & Economics e agora estou na reitoria que gere 17 unidades, com duas escolas de negócios, duas de direito, uma de medicina, uma de enfermagem, uma de estudos políticos, enfim... Vai ser a oportunidade para reforçar ainda mais o trabalho interdisciplinar, pois sabemos que cada vez mais a inovação acontece na fronteira entre as várias áreas. Fui diretora do programa de formação de executivos durante seis anos e já há evidência de que é precisamente quando misturamos as áreas que a inovação mais importante acontece. Estive envolvida numa investigação de fronteira entre a engenharia, a gestão e a arte. E não tenho dúvidas de que essa interseção é o futuro.

Artigo completo no Diário de Notícias.