Católica estima forte aceleração do PIB no fim de 2024

Os economistas da Católica estimam que a economia portuguesa tenha acelerado no último trimestre de 2024, crescendo 1% entre outubro e dezembro face aos três meses anteriores. Se se confirmar, PIB terá crescido 1,7% no conjunto do ano, menos do que o esperado pelo Governo.

Ou seja, a estimativa da Católica aponta para quatro principais conclusões. A primeira, é que a economia, como é habitual e era esperado pelos economistas, acelerou no final do ano. No terceiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu apenas 0,2% em cadeia, escapando por pouco à estagnação.

No entanto, aponta o NECEP, esta forte aceleração não será suficiente para que o Governo atinja a sua meta de crescimento para o conjunto de 2024. O Ministério das Finanças de Joaquim Miranda Sarmento estimava, no relatório que acompanha o Orçamento do Estado (OE) para este ano, um crescimento de 1,8% do PIB em 2024. Pelas contas da Católica, deverá ficar aquém, tal como o Negócios escreveu. O NECEP aponta a diferença em 0,1 pontos percentuais.

Artigo em completo disponível no jornal de Negócios.