Universidade Católica promove debates sobre impacto das inovações tecnológicas e científicas

Como podem as inovações nas neurociências e inteligência artificial impactar a nossa vida em sociedade? Este é o mote para três debates que vão realizar-se na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no mês de fevereiro.

Os debates realizam-se no âmbito do projeto de investigação “Novo Humanismo na Era das Neurociências e da Inteligência Artificial” (NHNAI), que tem como objetivo promover uma reflexão alargada sobre as implicações das inovações nas neurociências e na inteligência artificial para a vida em sociedade.

Numa primeira etapa deste projeto, um grupo de especialistas de diversas áreas (como Filosofia, Teologia e Psicologia) e um grupo de elementos da sociedade civil identificaram questões éticas e humanistas decorrentes das inovações tecnológicas e científicas mais recentes para três áreas específicas: educação, saúde e democracia.

Em fevereiro, em sessões abertas ao público, serão discutidas questões como “Que funções educativas são inerentemente humanas?”, “Como podemos conciliar o uso de inteligência artificial em contextos de saúde com a humanização dos cuidados de saúde?” ou “Como é que a inteligência artificial pode ser usada para o bem comum?”, entre outras.

O NHNAI é um projeto da Universidade de Lyon, com o apoio da Federação Internacional das Universidades Católicas, e com a participação de oito instituições de continentes diferentes, incluindo a UCP, através do CRC-W – Católica Research Centre for Psychological Family and Social Wellbeing.

Para participar nos debates “Inovações nas neurociências e inteligência artificial: Que implicações para a nossa vida em sociedade?”, contacte a Professora Doutora Bárbara Nazaré (barbara.nazare@ucp.pt), investigadora deste projeto.