Novo livro da Católica reúne valores e virtudes orientadores para uma investigação ética

Na investigação, “não há temas tabus, mas há valores que orientam e virtudes que os investigadores devem cultivar”, introduziu Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica, na apresentação da mais recente obra da UCP Editora: “Desafios da Ética na Investigação”.

O livro coletivo reúne 11 investigadores das mais variadas áreas do conhecimento, com o objetivo de apresentar os valores e virtudes orientadores de uma investigação que contribui para o bem comum e a melhoria da condição humana.

“Essencial” nas palavras da Reitora, a obra, de natureza ética e metodológica, procura responder às questões “como deve agir” e “até onde pode ir”, propondo princípios basilares de ação e limites.

Segundo Mara de Sousa Freitas, Presidente da Comissão de Ética para a Saúde da UCP, coordenadora da obra e investigadora, esta nasceu da “necessidade de criar um guião para orientar o trabalho dos investigadores,” com o objetivo de “dar respostas concretas a problemas concretos dos investigadores”.

Dos valores mais relevantes para a investigadora, destacou “além da integridade, ter um sentido de responsabilidade maior”, e por isso deixou “o desejo de que possam sempre encontrar cientistas da vida”, à imagem de Luis Archer, vencedor do Prémio Árvore da Vida e “pai da bioética em Portugal.”

Ana Mineiro, Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da UCP, cocoordenadora da obra, vê nesta coletânea “o objetivo de criar genuinamente um diálogo rico entre todos os intervenientes”.

Crente de que se deve “olhar para a investigação como um ato de fé e de esperança”, Ana Mineiro considera esta obra “fascinante porque discute em espiral os reptos da ética”.

Isabel Capeloa Gil, Mara de Sousa Freitas e Ana Mineiro encerraram a apresentação com um agradecimento à Apifarma pelo apoio ao financiamento que tornou possível a realização deste projeto.

Categorias: UCP Editora

Ter, 08/10/2024