Investir no amanhã: UCP e Projeto TASSE promovem Curso de Lógica e Programação Lúdica para crianças

De 25 a 27 de março, a Universidade Católica Portuguesa (UCP), em colaboração com o Projeto TASSE da Fundação Santa Rafaela Maria, organizou um Curso de Lógica e Programação Lúdica para crianças entre os 10 e 12 anos.

Esta iniciativa, que contou com o apoio da Happy Code, visou proporcionar às crianças uma introdução divertida e educativa ao mundo da tecnologia e da programação. "Eu gostei do Bootcamp da Happy Code porque fiz novos amigos e aprendi mais coisas novas!”, refere Óscar Santos, um participante de 11 anos.

O curso, com a duração de 12 horas, foi orientado por Rosário Lucas e Cristina Neto de Carvalho, docentes da UCP, com o apoio de oito estudantes da CATÓLICA-LISBON, em parceria com o Gabinete de Responsabilidade Social da UCP.

Durante as quatro sessões, foram abordados temas fundamentais como Educação Tecnológica, Cidadania Digital e Cibersegurança, e os participantes puderam criar jogos simples e aplicações de telemóvel, incentivando-os a interessar-se por estas áreas tecnológicas e tornarem-se cidadãos digitais.

Um projeto apenas possível graças à dedicação dos professores e voluntários envolvidos no projeto. "(…) é verdadeiramente inspiradora e nela vemos o reflexo do compromisso com uma causa maior. A sua generosidade e empenho demonstram que a partilha do conhecimento é uma ferramenta poderosa para a mudança e que a educação dá lugar à esperança num mundo melhor!”, reflete Rita Paiva e Pona, Assessora da Reitoria e Coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social.

Teresa Ramos, do Projeto TASSE-E9g, partilhou a importância deste curso para os jovens: "Acreditamos que quanto mais familiarizados estiverem com esta linguagem, maiores são as oportunidades de se integrarem no mundo do trabalho cada vez mais tecnológico". A representante da associação destacou ainda a interação entre os estudantes da UCP e as crianças do Projeto TASSE, demonstrando como a iniciativa criou laços entre as comunidades.

O desenvolvimento desta atividade, no espaço do Projeto TASSE, na Quinta da Fonte da Prata, pretende reforçar o alcance da missão da UCP na comunidade, no contexto da sua responsabilidade social e o seu papel ativo na promoção da educação e inclusão digital. “Através desta iniciativa, não só proporcionamos oportunidades, mas também criamos laços que unem comunidades”, enfatiza Rita Paiva e Pona.

De salientar que este é o primeiro ano que os ateliers decorrem em formato presencial e em parceria com a Happy Code, do alumnus da UCP, Pedro Teixeira, num ambiente de grande proximidade. Rita Paiva e Pona relembrou que “os ateliers de literacia digital decorrem no Projeto TASSE desde 2021, altura em que a Universidade Católica Portuguesa integrou este consórcio, em parceria com a Fundação Santa Rafaela Maria, tendo as duas primeiras edições decorrido em formato online, com voluntários da CATÓLICA-LISBON”.

A UCP, com o apoio de parceiros como a Happy Code - escola de tecnologia e programação, e o compromisso dedicado dos seus docentes e estudantes, continua a fazer a diferença na vida das crianças.