Investigadora da Católica Medical School recebe prestigiado prémio para estudar lesões na medula espinal
Isaura Martins, líder de um grupo de investigação na Católica Medical School da Universidade Católica Portuguesa, foi distinguida com um prestigiado prémio de investigação pela Wings for Life Foundation, uma organização sem fins lucrativos globalmente reconhecida, dedicada a financiar investigação que visa encontrar uma cura para lesões na medula espinal.
Este prémio reconhece a investigação inovadora de Isaura Martins sobre o papel de um subconjunto de péricitos na reparação e regeneração de lesões na medula espinal.
“É uma honra enorme receber o Prémio Wings for Life”, afirmou a investigadora, acrescentando: “A lesão da medula espinal continua a ser uma condição devastadora, com opções terapêuticas limitadas e sem cura. Acredito que, ao direcionarmos o nosso foco para a vascularização, em particular para este subconjunto de péricitos que expressam MYLIP, podemos descobrir novas formas de promover um microambiente mais favorável no tecido medular, o que também irá permitir compreender ainda mais os mecanismos que são afectados após uma lesão e descobrir novos potenciais alvos e tratamentos.”
Isaura Martins iniciou este trabalho no Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, onde realizou a sua investigação pós-doutoral no laboratório de Leonor Saúde.
Atualmente, no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Isaura Martins lidera este estudo inovador para entender de que forma os péricitos - um tipo especializado de células que envolve os vasos sanguíneos - podem contribuir para a reparação do tecido medular e sustentar uma recuperação funcional após uma lesão.
Recentemente, Isaura Martins identificou uma proteína que é expressa exclusivamente pelos péricitos apenas após lesão.
O objetivo atual da sua investigação é compreender como estes péricitos que expressam esta proteína, chamada de MYLIP, interagem com o microambiente da medula espinal, composto por todas as células e moléculas essenciais para a sua função e estrutura.
Entender de que forma estes péricitos podem influenciar processos-chave característicos da lesão medular, como a inflamação, pode ser uma estratégia promissora para melhorar os mecanismos naturais de reparação.
O prémio reforça a missão da Wings for Life de apoiar investigações pioneiras com potencial para transformar a vida de milhões de pessoas afetadas por lesões na medula espinal em todo o mundo e contribuiu para o estabelecimento do novo grupo de investigação de Isaura Martins na Católica Medical School, onde pretende aprofundar o estudo sobre como as células vasculares e perivasculares contribuem para a reparação da medula espinal após lesão.
Categorias: Faculdade de Medicina Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde
Seg, 09/12/2024