Florescer é o segredo para a felicidade: A lição de Martim no curso de verão da T4EU na Lituânia
Martim Dinis, estudante do 2º ano de Mestrado na Universidade Católica, embarcou numa aventura de intercâmbio com a Aliança Transform4Europe (T4EU), onde participou no curso de verão (CO)HAPPINESS LABORATORY em Kaunas, Lituânia.
Este curso, organizado pela parceira T4EU Universidade Vytautas Magnus, seguiu o formato de um hackathon, promovendo a colaboração entre participantes para resolver problemas e identificar novas oportunidades relacionadas com a felicidade.
A decisão de Martim, estudante do Instituto de Estudos Políticos, em candidatar-se ao curso de verão foi motivada, não só pela sua tese de mestrado explorar o conceito de felicidade, mas também por uma curiosidade particular. "Ao ter conhecimento de que a Lituânia foi considerada, este ano, o país onde os jovens até aos 30 anos mais se sentem felizes, achei interessante perceber e conhecer o segredo", explicou Martim. Mas não foi só essa descoberta que o atraiu. O desejo de partilhar a experiência com pessoas de diversas origens e culturas foi decisivo para a sua participação.
E o balanço não podia ser mais positivo: "Tive a oportunidade, não só de conhecer e estabelecer uma relação de amizade com os demais participantes de outros países e universidades europeias, como de entender melhor as diferenças que existem entre as conceções culturais e sociais de felicidade."
Já a nível académico, este curso permitiu-lhe aprofundar o conhecimento sobre os conceitos filosóficos, políticos e antropológicos que envolvem a definição de felicidade. Além disso, a cidade de Kaunas surpreendeu-o “pela sua essência e beleza, não estava à espera de encontrar uma cidade tão acolhedora e certamente especial."
Entre os muitos momentos marcantes, um em particular destacou-se. O seu grupo de projeto, que incluía a colega Mariana Santos, aluna de mestrado em Management com Especialização em Marketing Estratégico, na CATÓLICA-LISBON, foi premiado com o 1.º lugar após a apresentação, uma vitória celebrada com entusiasmo.
Outro momento que lhe ficará na memória foi a introdução de um conceito que transformou a sua compreensão de felicidade: “florescer”. "O termo ‘to flourish’ foi apresentado em vez de ‘happiness’, sugerindo um processo contínuo de desenvolvimento pessoal e interpessoal, em vez de uma meta estática", recorda Martim, sublinhando o impacto desta nova perspetiva na sua visão de vida.
Quando questionado se recomendaria a experiência a outros colegas, Martim é categórico. “Aconselho, vivamente, todos os colegas a participarem em atividades da T4EU. Pelas diversas competências que poderão adquirir ou desenvolver, pelos novos conhecimentos académicos que terão a oportunidade de aprender, pela oportunidade de conhecer novas pessoas de outros países e culturas…. É uma oportunidade imperdível!”, afirma convicto.
Assim, para Martim, a aventura na Lituânia com a Transform4Europe foi mais do que um simples intercâmbio académico. Foi uma viagem de descobertas, tanto pessoais como intelectuais, que certamente irá influenciar o seu futuro profissional e académico.
Categorias: Instituto de Estudos Políticos Católica-Lisbon School of Business & Economics Transform4Europe
Qui, 19/09/2024