CATÓLICA-LISBON oferece formação a 200 mulheres empreendedoras
“As mulheres são seres poderosos, capazes de mudar o mundo”, foi com estas palavras que Filipe Santos, DEAN da CATÓLICA-LISBON, deu início à iniciativa que ofereceu formação a cerca de 200 mulheres empreendedoras, no dia 10 de março, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O programa totalmente gratuito da We@CATÓLICA-LISBON, teve como objetivo apoiar o empreendedorismo no feminino e consistiu na realização de diversos workshops cujo propósito foi dotar as mulheres empreendedoras das ferramentas necessárias para o sucesso do seu negócio.
Para o Diretor da escola de negócios da Universidade Católica, uma pessoa empreendedora: “é aquela que olha à sua volta, vê um problema e tenta arranjar uma forma de o resolver. E sabemos que as mulheres têm características, como a empatia, que são competências certas e assertivas para este tipo de iniciativas”.
Rute Xavier, Diretora Executiva do Centro de Estudos Aplicados, e responsável pela We@CATÓLICA-LISBON, explicou que estas iniciativas de formação são importantes porque “as mulheres têm mais dificuldade em ter acesso às mesmas ferramentas, têm mais dificuldade em disponibilizar alguma parte do seu orçamento familiar para investir num curso ou formação que lhes dê esta capacitação e ferramentas para lançarem os seus próprios negócios.”
Para a docente, “esta é também uma forma da Universidade retribuir à sociedade”. Opinião partilhada por Alexandra Abreu, Diretora de comunicação da Católica Lisbon School of Business and Economics e fundadora da Agência de Comunicação Think PR, que afirmou: “estas iniciativas são uma forma muito bonita da Universidade Católica ajudar e servir a sociedade. Faz parte do seu ADN”.
Cátia Lobato da Costa, uma das participantes destes workshops, contou: “vim a estes Workshops precisamente para tentar perceber de que forma posso tentar criar a minha marca”. Fez o Workshop de ‘Técnicas de Negociação’ porque, acredita, “sei que negociar é uma arte, mas também é uma arte que se aprende.”
Já Vanídia Mendes, gerente da sua própria marca, partilhou: “para mim isto foi uma aula aberta, de partilha. E a forma como fomos tratadas e como pudemos falar abertamente acaba por gerar interesse na própria Católica”.
Hugo Ferreira, Sócio e Membro da Direção do Doutor Finanças, felicitou a Católica por este tipo de iniciativas. “Temos de continuar a quebrar as barreiras que dividem os homens das mulheres, as barreiras do acesso às empresas, ao empreendedorismo, a barreira ao sucesso e da realização profissional,” afirmou.
“Como desenvolver um plano de negócios”, pela docente Rute Xavier; “Como fazer a gestão financeira do seu negócio”, por Hugo Ferreira, do Doutor Finanças; “Como gerir uma negociação”, pelo docente Ricardo Reis; “Como comunicar o seu negócio”, por Alexandra Abreu; “Como é que as redes sociais podem alavancar o seu negócio”, por André Alves; “Como usar indicadores de gestão para gerir o seu negócio”, por Karen Frisch; e “I’m Remarkable (Google)”, por Cristina Almeida, foram os vários workshops disponibilizados pela CLSBE neste dia de formação.