CATÓLICA-LISBON ganha dois lugares no pódio do Prémio Estudo de Casos FAE/CGD 2024

A Católica Lisbon School of Business & Economics conquistou o segundo e terceiro lugares no Prémio Estudo de Casos FAE/CGD 2024, uma iniciativa anual do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, com a Caixa Geral de Depósitos, que distingue anualmente os melhores estudos de caso de gestão de empresas portuguesas ou estrangeiras presentes em Portugal.

Na cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar 19 de fevereiro de 2025, na Universidade de Évora, António Mateus e Mafalda Gouveia, graduados do International MSc in Management da CATÓLICA-LISBON, foram distinguidos individualmente com um prémio monetário de 2.000€. O Prémio Estudo de Casos FAE/CGD 2024 contou também como finalista o caso de estudo da graduada do International MSc in Management da CATÓLICA-LISBON, Celina Pfeiffer, representada no evento por Margarida Oja da Silva, investigadora colaboradora da CATÓLICA-LISBON.

António Mateus alcançou o segundo lugar com um estudo de caso sobre a Vasicol, uma PME do setor da indústria cerâmica utilitária e decorativa. O estudo, orientado pelo professor Ricardo Reis, centrou-se no processo de internacionalização da empresa. “A escrita deste caso proporcionou-me um enriquecimento tanto académico como profissional. Considero que este prémio é uma iniciativa valiosa para promover o talento académico e empresarial, permitindo que as instituições de ensino disponham de exemplos nacionais de sucesso”, afirmou.

Mafalda Gouveia garantiu o terceiro lugar com um estudo dedicado à Ervideira, que explora a dinâmica das empresas familiares no setor vitivinícola e as estratégias utilizadas para se destacarem num mercado competitivo. “O processo de elaboração deste estudo desafiou-me a vários níveis, desde a identificação do perfil da empresa até à recolha e análise de informação relevante. Foi uma experiência académica enriquecedora e altamente transferível para o contexto profissional”, destacou Mafalda Gouveia, cujo estudo de caso foi também orientado pelo professo Ricardo Reis.

Para Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, “as conquistas dos nossos graduados com dois lugares no pódio do melhor caso de estudo do ano sobre empresas portuguesas refletem a qualidade académica dos nossos alunos e professores e o compromisso da CATÓLICA-LISBON na formação de líderes e profissionais qualificados no universo da gestão e economia, contribuindo para a competitividade das nossas empresas e para o sucesso da nossa Economia. Em particular, estamos focados a apoiar o importante segmento das empresas familiares nacionais no seu processo de internacionalização. Parabéns aos nossos graduados e aos seus orientadores pelo excelente trabalho na sua tese de Mestrado, que foi agora premiado”.