Católica envolve comunidade académica em ação solidária de Natal

Na Sede da Universidade Católica Portuguesa, a Campanha de Natal 2024, “A Alegria do Dar”, ficou marcada por várias ações de voluntariado corporativo, organizadas no âmbito do Projeto VIDA – Voluntariado na Católica.

Esta iniciativa contou com a participação de 51 voluntários, entre colaboradores, docentes e investigadores, que somaram um total de 229 horas de voluntariado, em prol de três organizações de cariz social: Apoio à Vida, CASA e Irmãs de São Vicente de Paulo.

Rita Paiva e Pona, Assessora da Reitoria para a Responsabilidade Social e coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social, responsável pela iniciativa, destacou a importância de servir o próximo, alinhando a ação com os valores defendidos pela Universidade. “Servir significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo. (…) Por isso, o serviço nunca é ideológico, dado que não servimos ideias, mas pessoas.” (Fratelli tutti, n. 115)”, recordou as palavras do Papa Francisco.

No Apoio à Vida, os voluntários deram apoio logístico na recolha e organização de donativos, uma tarefa fundamental para o apoio contínuo da instituição. Por sua vez, no CASA, a equipa da Católica ajudou na festa de Natal para as pessoas em situação de sem-abrigo e na preparação de refeições na cozinha do CASA. Nas Irmãs de São Vicente de Paulo, o foco foi a preparação de refeições no Refeitório Rosália Rendu, que acolhe diariamente os mais necessitados, refletindo o espírito de entrega e serviço aos mais vulneráveis.

Os testemunhos dos voluntários refletem o impacto da experiência. Isabel Mourato, Coordenadora do Sistema da Qualidade da Católica, partilhou  sobre a experiência nas Irmãs de São Vicente de Paulo: “perceber o quanto está ainda por fazer, no “dar de comer a quem tem fome”, deixa a nossa consciência inquieta e faz-nos querer voltar mais vezes àquela casa!”.

Joana Abreu, Coordenadora do projeto CESOP-Local, também se sensibilizou com a experiência na CASA: “Estar com pessoas em situação de maior vulnerabilidade permitiu-me relembrar a verdadeira razão do meu trabalho e para quem ele importa realmente. Foi um momento de conexão humana que reforçou o sentido do impacto que buscamos alcançar todos os dias.”

Para Erica Nascimento, Dean’s Office Development Advisor na CATÓLICA-LISBON, foi a primeira experiência de voluntariado. Senti que, mesmo que apenas por um dia, pude contribuir para aliviar todo o trabalho que têm. Irei repetir, seguramente.”

O voluntariado foi também uma oportunidade de reflexão pessoal para Carlos Barros, docente da Faculdade de Ciências Humanas: “O voluntariado nas Irmãs de S. Vicente de Paulo teve um profundo impacto na ideia central de se sair da zona de conforto e dedicar tempo e energia ao Outro. Naquele momento, equipa e local, reafirma-se a importância do Nós e não apenas do Eu - onde tive o gosto de participar”.

A ação de voluntariado reflete o compromisso contínuo da Universidade Católica com a solidariedade, proporcionando à comunidade académica a oportunidade de contribuir ativamente para a  sociedade, e reforçando os laços entre as mesmas.

Categorias: Responsabilidade Social Projeto VIDA

Ter, 14/01/2025