“Acredita em ti”. O superpoder que Alexandra Machado levou até Moçambique, através da Girl MOVE Academy e que marcou o Prémio Ca

Há dez anos, Alexandra Machado tomou uma decisão na sua carreira que viria a mudar a sua vida e a vida de mais de quinze mil raparigas moçambicanas – tornar-se empreendedora social na área da educação e empoderamento de raparigas. Tendo já recebido vários prémios internacionais, a Girl MOVE Academy, co-fundada por Alexandra Machado e Luís Amaral em 2013, é o foco central da carreira da Alumna da CATÓLICA-LISBON, que recebeu no passado dia 29 de junho, o Prémio Carreira 2023, numa cerimónia no Auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A cerimónia, que contou com a presença de mais de 250 convidados e destacou o percurso profissional de Alexandra Machado na gestão, liderança e impacto positivo na sociedade, foi marcado pelas intervenções de Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, que abriu a sessão, seguido de Vasco de Mello, Presidente do Júri do Prémio Carreira 2023, que assinalou o percurso da vencedora e as razões que levaram à escolha unânime por parte do Júri. De seguida, interveio Alexandra Machado que, partilhou a sua extraordinária história de empreendedorismo e impacto. Para finalizar, Sérgio Rebelo, Alumnus da CATÓLICA-LISBON, economista e anterior laureado do Prémio Carreira, falou dos desafios da Economia do Futuro, dando uma visão sobre o fenómeno e tendências da globalização, bem como os desafios da transição energética e o impacto da IA no nosso futuro.

Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, encerrou a cerimónia, tendo também partilhado a notícia do licenciamento este mês, pelo executivo camarário de Lisboa, do projeto de arquitetura do novo campus da UCP, que inclui o novo edifício para a expansão da CATÓLICA-LISBON.

Uma Carreira a criar Valor

 

A jornada de impacto social de Alexandra Machado, feita com “toda a fé, alma e dons que Deus me deu”, surge após a decisão de grande mudança de rumo na sua carreira, enquanto Country Manager da Nike em Portugal. Há dez anos, Alexandra Machado escolheu Moçambique para iniciar o combate à desigualdade de oportunidades na educação das mulheres, por ser um país em desenvolvimento e por falar “a nossa língua”, como referiu a alumna.

“Vou lutar por uma causa em que eu acredito e que acho fundamental, que é combater a falta de oportunidades na educação das mulheres no mundo e em particular em Moçambique.”

Foi uma viagem exploratória de comboio entre Nampula e o Niassa, que inspirou aquilo em que se veio a tornar a Girl MOVE Academy. “Lembro-me, em particular, de neste longo percurso de 14 horas de viagem de comboio, parando em todos os apeadeiros, ter reparado que nesse comboio só iam mulheres que me contaram histórias difíceis, de poligamia, violência, abandono escolar e pobreza, mas todas estas histórias, à partida tão tristes, eram contadas de uma forma leve, quase alegre, deixando transparecer o espírito lutador e a força destas mulheres”.

Alexandra intuiu então que, com a sua “garra”, a destas mulheres e a de muitas “manas” que se foram juntando pelo caminho, era mesmo possível mudar o mundo! A Girl MOVE Academy é uma academia de liderança, que capacita mulheres acabadas de graduar da universidade para que sejam os agentes de mudança da próxima geração. Cada Girl Mover é responsável por um grupo de jovens adolescentes, de quem se tornam mentoras, exemplo e inspiração.

“Hoje, há mais de 15 mil jovens adolescentes impactadas por este modelo, que conseguiram prosseguir do ensino primário para o ensino secundário, alterando significativamente a situação educacional em Moçambique. Há já muitas sementes espalhadas por todo o País”, explica.

Este ano, a vencedora do Prémio Carreira 2023 voltou a fazer a mesma viagem de comboio, com o intuito de perceber o que havia mudado nestes dez anos. “Para meu espanto, em vez de 14 demorei 15 horas a fazer o mesmo percurso. Encontrei a mesma pobreza e as mesmas mulheres, algumas histórias semelhantes”, mas garante ter encontrado “muito mais sonhos”.

Surpreendeu-se com as respostas das crianças que participaram num focus group numa escola da província do Niassa. Quando questionadas sobre os seus sonhos, destacou-se uma rapariga que disse que queria ser “advogada e defender os direitos das raparigas e da educação das mulheres”. Quando Alexandra fez a pergunta seguinte:  quais seriam os superpoderes necessários para que elas pudessem conquistar os seus sonhos, a mesma rapariga levantou-se, abriu a camisa do uniforme escolar e mostrou vestida uma t-shirt com a frase “Acredita em ti!” distribuída na comunidade 3 anos antes pela Girl MOVE Academy, e afirmou “O meu superpoder é este!”.

Haverá coincidências? Qual a probabilidade de uma miúda, escolhida aleatoriamente para participar num focus group, a 15 horas de distância de Nampula onde está a Academia, e anos depois de ter sido impactada por este movimento, ter vestido naquele dia uma t-shirt que lhe deu a resposta certa para uma questão tão inusitada? Há coisas verdadeiramente inexplicáveis... Nesse momento, para Alexandra Machado, ficou claro uma coisa: que em dez anos, em Moçambique, mudou o futuro.

Uma das líderes mais inspiradoras da sociedade portuguesa
 

Vasco de Mello, Presidente do Júri do Prémio Carreira 2023, reconheceu ser “um verdadeiro privilégio perceber, através de testemunhos vivos, factos concretos e histórias, que quando se coloca a alma nos nossos gestos e ações, por mais simples que possam parecer, podem ser verdadeiramente transformadores”.

Para o presidente do Júri, os fortes valores humanos e cristãos, aliados a doses de coragem e determinação, fizeram de Alexandra Machado uma das líderes mais inspiradoras da sociedade portuguesa e das novas gerações.

Já Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, reiterou que “ao honrar a Alexandra Machado, estamos a celebrar toda a nossa comunidade pelo seu exemplo de provas dadas, mas também pelo seu potencial para o futuro”.

No ano em que a CATÓLICA-LISBON celebra 50 anos como escola pioneira em Portugal no ensino em Administração e Gestão de Empresas, esta distinção é a prova de que a Escola continua a capacitar Portugal e a Europa com uma geração de gestores, empresários e economistas que fazem uma diferença positiva na sociedade.

Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, também assinalou o percurso da CATÓLICA-LISBON, assente na formação de profissionais para uma liderança empresarial, profissional, ética e responsável. Para a Reitora da UCP, Alexandra Machado demonstra que “o lema da CATÓLICA-LISBON Achieve Greatness está a ser amplamente conseguido e tem vindo a ser cumprido nos últimos 50 anos. Continuará, certamente, a sê-lo”.

A cerimónia, além de celebração, foi também um momento de partilha de conhecimento

Sérgio Rebelo, Alumnus da CATÓLICA-LISBON, e vencedor do Prémio Carreira em 2007, continuou a inspirar a audiência com a sua palestra sobre “A Economia do Futuro”. Para o reputado Economista, “existem três factores fundamentais que vão marcar o futuro: a globalização, as alterações climáticas e a Inteligência Artificial”, e, para lidar com todos eles, “é preciso espírito de cooperação. E estamos num mundo onde existe cada vez menos cooperação”.

No que diz respeito à Inteligência Artificial, Sérgio Rebelo partilhou uma reflexão importante. A Inteligência Artificial começou em 1956 nos EUA com um grupo de matemáticos e engenheiros que se reuniu e desenvolveu um programa de investigação extremamente ambicioso, que parecia praticamente impossível de se tornar realidade. Mas foi apoiado durante 50 anos e tornou-se realidade! “E esta é uma lição muito importante, porque este financiamento público da investigação básica é absolutamente essencial. Porque sem isso, nada acontece”, rematou o Alumnus.

“Temos este desafio da Inteligência Artificial, que vai colocar questões sobre ‘o que é que os humanos têm de especial?’ ou ‘o que é que é ser humano?’. E eu acho que o trabalho das Business Schools é este - o de preparar os gestores para um mundo que é muito diferente”.

 

“Acredita em ti” Prémio Carreira 2023