FAQS 4 | Preparar a Candidatura

4. Preparar a candidatura via regime geral

O processo de candidatura é exclusivamente online para todos os cursos da Sede da UCP. Para a maioria dos cursos candidate-se em Candidatura | UCP.

A candidatura para o mestrado integrado de Medicina deve ser apresentada aqui.

Para as licenciaturas internacionais da Católica Lisbon School of Business and Economics, aqui.

Consulte o calendário.

Sim, pois em caso de aceitação, terá mais tempo para tratar do visto e da sua mudança para Portugal.

Não. Deve consultar o site de cada Unidade de Ensino. O pagamento da taxa de candidatura é devido por Unidade de Ensino, sendo válido para um máximo de 4 cursos dessa Unidade. Se se candidatar a cursos de diferentes Unidade de Ensino, terá que pagar uma taxa de candidatura por Unidade. A taxa de candidatura não é reembolsável.

Não, as candidaturas têm que ser feitas em cada campus.

Sim, mas em separado. Neste caso, terá que fazer uma candidatura autónoma em cada campus.

Pode candidatar-se a 4 cursos. Se forem cursos de faculdades diferentes, terá que pagar uma taxa de candidatura por faculdade.

Sim, mas em plataformas de candidatura diferentes, sendo que quando se candidata à licenciatura internacional da CLSBE pode demonstrar interesse em ser também candidato à licenciatura nacional da mesma faculdade sem ser necessário o pagamento de mais nenhuma taxa de candidatura.

Para as licenciaturas internacionais candidata-se aqui, e para as licenciaturas nacionais aqui.

• Documento de identificação;
  • Fotografia (tipo passe);

Para candidatos com ensino secundário português:

• Ficha ENES emitida no ano da candidatura;

Para candidatos com ensino secundário estrangeiro:

• Diploma e histórico escolar do ensino secundário (disciplinas realizadas e respetiva classificação) com classificação final;
  • Declaração emitida pela instituição de ensino secundário frequentada relativa à escala de classificações finais utilizada com a menção da nota mínima e máxima de aprovação, caso esta informação não conste no histórico escolar;
  • Certificado de equivalência ao ensino secundário português (provisório ou final) - Direção Geral Educação - DGE

Os documentos originais / certificados não são exigidos no momento da candidatura.

Se completou o ensino secundário português, pode consultar a validade das provas de ingresso na ficha ENES emitida no ano da sua candidatura.

Se completou o ensino secundário estrangeiro, pode utilizar notas dos exames finais realizados em 2021, 2022 ou 2023.

Sim, no início das aulas deve dirigir-se à Secretaria Escolar (edifício da Biblioteca, piso 0) com os originais da ficha ENES (ensino secundário português) / diploma e histórico escolar do ensino secundário estrangeiro, e certificado de equivalência ao ensino secundário português (final) quando aplicável.

Relativamente a documentos estrangeiros, consulte a FAQ 5.13. quanto a requisitos de tradução/legalização.

Caso não apresente os seus documentos originais, poderá ficar com a matrícula anulada.

Consulte a tabela de propinas, taxas e emolumentos pois varia dependendo do curso que irá frequentar.

Sim, são duas candidaturas autónomas. Consulte aqui o calendário de candidaturas da Católica.

O ano letivo tem início em setembro e termina em junho, havendo lugar ao pagamento de 10 mensalidades. O valor das propinas consta na tabela de propinas, taxas e emolumentos.

Se foi admitido numa licenciatura e já tem um(a) irmão(ã) a estudar numa licenciatura na Católica deve dirigir-se à Secretaria Escolar (edifício da Biblioteca, piso 0) para avaliar se a sua situação é elegível para efeitos de redução de propinas.

Sim, são presenciais para a grande maioria dos cursos, com exceção dos cursos de Filosofia e do curso de Ciências Religiosas que são de ensino à distância.

Verifique junto de cada faculdade as eventuais condições especiais aplicáveis para os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou se for praticante desportivo de alto rendimento.

Sim, existe a Residência Universitária Feminina.

Além disso, o Gabinete de Responsabilidade Social pode fornecer uma lista de contatos.

Algumas faculdades têm parcerias com residências localizadas no coração da cidade que fazem alguns descontos a estudantes, pelo que deverá consultar junto de cada faculdade.