O Futuro em debate na XIII Summer School for the Study of Culture da UCP
“Future Futures”. Este é o tema da XIII Summer School for the Study of Culture que arrancou com uma semana de debates entre estudantes, investigadores e académicos do Lisbon Consortium da Universidade Católica Portuguesa. Na sessão de abertura, Isabel Capeloa Gil explicou que “dada a capacidade desigual dos indivíduos em todo o mundo para moldar o futuro, este tem de ser representado graficamente no plural, como ‘futuros’ que se situam culturalmente em realidades globais distintas”.
Um tema que Nelson Ribeiro, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), considera “crucial e urgente” ser debatido, dado que “temos de enfrentar os perigos das alterações climáticas, as ameaças da extinção nuclear e as interrogações trazidas pela inteligência artificial”.
A XIII Lisbon Summer School for the Study of Culture decorre de 3 a 8 de julho. O evento é organizado pelo Lisbon Consortium, uma rede que liga o programa em Estudos de Cultura da FCH a instituições parceiras como a Câmara Municipal de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Cinemateca, entre outras, permitindo criar ligações entre a teoria, a investigação aplicada, a programação e a gestão cultural. O programa inclui palestras e masterclasses com académicos de renome, e apresentações de estudantes de mestrado e doutoramento em Estudos de Cultura, além de iniciativas de cariz cultural e artístico.
Alexandra Lopes, Diretora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, explicou que “enquanto centro de investigação interdisciplinar, o CECC está empenhado em participar numa cultura de diálogo, de inter-relação, entre académicos juniores e seniores, nacionais e internacionais, em que a produção de conhecimento não é vista como uma competição, mas antes como um espaço propício à discussão e ao debate, à participação e à inclusão”. Esta summer school é assim uma oportunidade para a discussão de diferentes ideias, permitindo ainda criar “ligações, formais e informais, que possam ser úteis para a vida como investigadores”.
Sobre o tema do evento, a Reitora da UCP referiu que “o futuro é aquilo que fazemos todos os dias, é aquilo que nos guia e nos ameaça enquanto analistas culturais”, lembrando que “o lema do Lisbon Consortium é ‘thinking ahead’, o que significa abrir caminhos pioneiros para o futuro, lidar com o risco e tentar simultaneamente limitá-lo, ao criar narrativas robustas que antecipem e se adaptem a mudanças avassaladoras”.
Categorias: Faculdade de Ciências Humanas Centro de Estudos de Comunicação e Cultura Ensinar & Investigar em Lisboa
Ter, 04/07/2023