Mónica Dias toma posse como Diretora do IEP e Ana Mineiro como Diretora da FCSE

Mónica Dias é a nova diretora do Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sucedendo a João Carlos Espada. A docente tomou posse numa cerimónia no dia 7 de novembro, na Sede da UCP, onde também Ana Mineiro foi empossada como diretora da nova Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem.

“Não posso deixar de assinalar estar a dar posse a duas novas diretoras”, referiu a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil. “A UCP orgulha-se de uma política de paridade fundada no mérito”, destacou, acrescentando que a Católica é “a instituição universitária mais paritária do país, com uma representação equilibrada dos dois géneros, promovendo modelos de liderança inspiradora para os estudantes”.

Na ocasião, a Reitora aproveitou para refletir sobre o legado do IEP e do seu fundador, João Carlos Espada, a quem agradeceu a “liderança corajosa” ao longo de 26 anos. “O IEP é um instituto comprometido com a liberdade desde as suas origens. Tornou-se um marco dos Estudos Políticos, não só a nível nacional como também a nível internacional”, assinalou Isabel Capeloa Gil.

Sobre a nova diretora, a Reitora destacou “o seu empenho, o sentido de serviço, a capacidade de criar redes com a sociedade civil e com o mundo empresarial, o profundo conhecimento da UCP, o espírito de missão e enorme resiliência”.

Mónica Dias expressou a sua gratidão tanto à Reitora como ao antigo diretor do IEP, “duas pessoas especiais que a acolheram de braços abertos na Universidade”. A Isabel Capeloa Gil agradeceu “a confiança e todo o estímulo de uma luz radiante e contagiante”, já a João Carlos Espada a “transmissão dos valores da verdade, justiça, beleza, e, em especial, a moderação”, pois “sem moderação, não há sociedades livres, abertas e plurais, não há tolerância, nem há politica”.

Para o seu mandato, a nova diretora destacou vários objetivos, entre os quais a criação de uma Winter School in Political Theory, a reintrodução de tutorias, e a promoção da investigação e da internacionalização.

Na mesma cerimónia, Ana Mineiro, até então diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), tomou posse como diretora da nova Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, que veio tomar o lugar do antigo Instituto.

Isabel Capeloa Gil referiu que, com a criação desta nova faculdade, a UCP concluiu o processo de reorganização da área das Ciências da Saúde em três faculdades autónomas: a Faculdade de Medicina Dentária, em Viseu, a Faculdade de Medicina, em Lisboa, e agora a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, com atividade em Lisboa e no Porto. “É a primeira faculdade em Portugal que tem a designação de Enfermagem”, explicou, acrescentando que “a UCP nunca hesitou em fazer diferente e inovar”.

É precisamente isso que Ana Mineiro se propõe fazer no seu mandato: “expandir e inovar”, ao criar pontes com outras unidades da UCP e também entidades externas. Um novo projeto que para Isabel Capeloa Gil, permitirá um desenvolvimento mais profícuo e alinhado com as melhores práticas internacionais numa área tão importante para a UCP como é a Enfermagem.”