The Lisbon MBA Executive entre os melhores do mundo no ranking do Financial Times

O The Lisbon MBA, programa conjunto da CATÓLICA-LISBON (CLSBE) e da Nova SBE, em colaboração com o MIT Sloan School of Management, ficou entre os 100 melhores programas de MBA Executivos do mundo, atingindo o melhor resultado de sempre. É também o único programa do género em Portugal a fazer parte deste ranking do Financial Times, alcançando a 40.ª posição na Europa.

O programa da CLSBE tem uma parceria estratégica com o MIT Sloan desde 2009, que obteve, também neste ranking, a classificação de 7.º melhor MBA do mundo.

Entre os principais critérios em avaliação que possibilitam ao The Lisbon MBA alcançar a 84.ª posição mundial, destacam-se o aumento de salário, os objetivos atingidos e a satisfação global dos alunos.

De acordo com o Financial Times, os graduados deste programa têm um aumento médio de 55% no salário nos três anos seguintes à conclusão do MBA. Importa também referir a pontuação obtida na categoria de ESG (Environmental, Social & Governance), na posição 54.º a nível mundial, e 32.ª na Europa. O que reflete a importância da abordagem dos fatores de crescimento sustentável e responsável de forma transversal nos programas do The Lisbon MBA, com cerca 25% das horas de lecionação dedicadas a esta temática.

Ser distinguido pelo ranking do Financial Times como um dos melhores programas do mundo é um resultado que confirma o sucesso que a CATÓLICA-LISBON e a Nova SBE têm alcançado em conceber programas de MBA de classe mundial, e reflete o investimento contínuo em todas as componentes dos programas, desde o curriculum, à qualidade do corpo docente, ao apoio das carreiras e a atração de talento nacional e internacional que compõem as turmas dos programas, com uma crescente representação multicultural .

De acordo com Maria José Amich, Diretora Executiva do programa, “esta distinção, feita pelo Financial Times é extremamente importante para toda a comunidade do The Lisbon MBA. O sucesso dos nossos programas baseia-se numa combinação de fatores que vão desde a excelência do corpo docente das 3 escolas líderes que compõem esta joint-venture, uma abordagem de ensino holística que abrange a componente técnica da gestão e o desenvolvimento de competências chave para uma liderança ágil e com propósito e um foco no que denominamos Action Learning, “aprender fazendo”. Este reconhecimento do Financial Times é o resultado de um trabalho conjunto na procura da excelência e inovação contínua que nos leva a estar consistentemente entre os melhores do mundo”. 

Para Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, e Daniel Traça, Dean da Nova SBE “esta posição cimeira do The Lisbon MBA Executive reflete o sucesso do programa e a excelente carreira profissional dos seus graduados. Reflete também o sucesso desta parceria que junta três escolas de renome mundial para colocar Portugal e Lisboa no mapa dos melhores MBAs do mundo. O futuro constrói-se desenvolvendo talento e líderes mais humanistas e inclusivos capazes de liderar com propósito e a CATÓLICA-LISBON e a Nova SBE continuarão a trabalhar para se afirmarem cada vez mais como escolas de negócio de referência mundial, trabalhando em parceria com os melhores”.

O ranking Executive MBA 2022 do Financial Times é uma referência de escolas de gestão a nível mundial. Todos os anos, distingue os 100 melhores MBA do mundo, de acordo com critérios como o aumento salarial, progressão de carreira, a diversidade e a componente de responsabilidade social dos programas. Os resultados são obtidos através de inquéritos a ex-alunos e dados recolhidos e avaliados pelo jornal.