Estudantes da CATÓLICA-LISBON vencem final ibérica do L’Oréal Brandstorm

Jessy Reichardt, Mathilda Widerberg e Kiara Kristin Petri, estudantes da Católica Lisbon School of Business and Economics, venceram a final ibérica da L’Oréal Brandstorm, no dia 29 de março, em Madrid.

As três jovens, oriundas da Alemanha e da Suécia, compuseram a equipa vencedora “Minions”. "Estamos super felizes, entusiasmadas, orgulhosas, curiosas com o que vem a seguir e também aliviadas e com o sentimento de que o trabalho árduo compensou”, comentam sobre a experiência.

Sobre a escolha de participar nesta competição acrescentam:“É um programa entusiasmante, sabíamos que teríamos a oportunidade de aprender e crescer, trabalhar num projeto prático, conhecer pessoas interessantes com o mesmo mindset que nós, (...) e, claro, por poder ter orientação e aconselhamento dos peritos da L’Oréal”.

As estudantes do MSc in Management com especialização em Marketing Estratégico descrevem o projeto apresentado como um “parque infantil digital para todos os entusiastas da maquilhagem, que alimenta a criatividade e cria a oportunidade para a empresa de interagir com os consumidores através das novas tecnologias”. O projeto foi desenvolvido para a marca de maquilhagem NYX, com a apresentação de um maquilhador virtual com Inteligência Artificial (IA) que desenvolve maquilhagem personalizada; tutoriais e recomendações de produtos baseadas nos desejos e atributos individuais da pessoa. 

Este maquilhador será um "amigo" que encoraja e dá orientações aos utilizadores, quando estes ficam sem inspiração. Uma ferramenta lúdica que pretende trazer “a indústria da beleza para o nível seguinte”, explicam. O projeto foi inspirado no conceito Midjourney (arte do ‘texto à imagem’, através de Inteligência artificial).

Sobre a escolha do nome "Minions", as estudantes confessaram que esta é a alcunha que os seus colegas adotaram para as descrever, uma vez que são todas “pequenas e loiras” e, por isso, decidiram entrar “com este nome invulgar” para a competição.

O processo de trabalho, até se chegar ao produto final, consistiu em “muito trabalho árduo, imensos brainstorms, mindmaps, investigação, implementação e prática” – tudo entre os períodos de exames do curso.

As estudantes da Universidade Católica vão agora representar Portugal na grande final do concurso que procura jovens talentos na área da inovação da beleza em Paris. “Até agora, tivemos muitos momentos divertidos e memórias em conjunto, o que já é ótimo. Mas estamos extremamente motivadas para ganhar a L'Oréal Brandstorm, para Portugal”, declaram.

No total, 842 participantes de mais de 15 universidades de Espanha e Portugal, idealizaram um projeto disruptivo para a competição deste ano, sendo desafiados a reinventar o futuro da beleza através das mais recentes inovações na Web 3.0: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Gaming, Metaverso e NFTs.

Os vencedores da competição internacional vão ter a oportunidade de fazer um estágio de empreendedorismo, durante três meses, na sede da L’Oréal, em Paris, com todas as despesas de viagem e hospedagem incluídas, onde também terão a oportunidade de desenvolver seu projeto no maior campus de startups do mundo, localizado em França, Estação F.