CATÓLICA-LISBON organiza um programa de pré-aceleração para alunos e alumni pelo 3.º ano consecutivo

O Center for Technological Innovation & Entrepreneurship (CTIE), Universidade Católica, organiza o Forward, um programa de pré-aceleração para alunos e alumni da CATÓLICA-LISBON, pelo 3.º ano consecutivo. 

O Forward é um programa de pré-aceleração para ajudar os participantes a não desistirem dos seus projetos, de forma a que estes empreendedores, numa fase inicial do lançamento da sua start-up, comecem a dominar as dinâmicas que envolvem os processos de incubação, bem como o caminho até à captação de investimento.

O programa é composto por um conjunto de palestras e workshops realizados por especialistas/mentores da área, bem como por uma intensa prática de pitch por parte dos participantes. Algumas sessões vão ter lugar na Católica Lisbon School of Business and Economics (CLSBE) e outras vão realizar-se em regime virtual, através do Zoom. O CTIE irá assegurar a ligação entre os empresários e os alunos e promover a construção de uma comunidade de networking.

Este programa tem uma duração de quatro meses, decorrendo entre fevereiro e maio, onde são realizadas sessões de trabalho e mentoria, com temas como 'Customer Validation' ou 'Product Market Fit' e que contarão com a participação da comunidade de empreendedorismo da CLSBE. Para além destes, vão participar no programa representantes de entidades parceiras do CTIE, como a Startup Lisboa, o BET e a Buildup Labs.

Após o processo de candidaturas, foram selecionadas 4 equipas, baseadas na sua ideia de negócio; fase de desenvolvimento e potencial impacto no mercado. O programa foi iniciado com uma sessão de lançamento presencial, que aconteceu no dia 11 de março de 2023, onde as 4 equipas apresentaram a sua ideia aos restantes participantes. No dia 25 de março realizou-se também uma sessão online, com contou com a presença de 6 mentores e uma sessão inédita sobre a Apple e o Google Store, para perceber melhor como preparar o lançamento dos negócios numa solução digital estratégica.

Durante o mês de abril, das quatro equipas inicialmente selecionadas, serão escolhidas as três melhores, que irão avançar para outras atividades e sessões de aprendizagem sobre os seus negócios, terminando com a entrega de prémios, que se irá realizar na Semana do Empreendedorismo de Lisboa, de 15 a 19 de maio, onde o júri irá selecionar a equipa vencedora que ganhará um prémio monetário de 1000€ e uma incubação grátis com um dos parceiros do programa.

A primeira equipa concurso, Paladar, foca-se em resolver o problema do turismo excessivo e quer revolucionar o mundo da restauração, criando uma plataforma que permita às pessoas comerem dentro de ‘casas locais’ em vez de restaurantes, enquanto fazem as suas viagens. O grupo já fez uma pesquisa ao mercado e identifica como público-alvo a Geração Y e X, com paixão pela aventura e pelas viagens, que tenham como objetivo ter experiências mais autênticas durante as suas jornadas – algo que consideram realmente diferente de encontrar.

A segunda equipa, Secondlife, pretende resolver o problema de as roupas que não se vendem acabarem no lixo ou serem queimadas pelas empresas. Ainda sem uma estratégia totalmente definida, o grupo sabe que pretende desenvolver uma resposta eficaz para as empresas, oferecendo uma solução para este problema que será rentável e sustentável.

O penúltimo grupo, Mala, tem como objetivo, com a ajuda da Inteligência Artificial, usar informação científica para encontrar o parceiro perfeito, com base nos nossos gostos e nas características das pessoas que já sabemos que gostamos, como amigos ou família. A app, Mala, terá inteligência artificial baseada em conhecimentos psicológicos e irá usar informação dos nossos amigos e familiares, através de um questionário, para perceber que tipo de pessoa poderá enquadrar-se mais com cada pessoa.

Já o GiftImpact, o último grupo, pretende tentar reduzir os efeitos negativos de donativos desnecessários. Para o fazer, a equipa está a desenvolver uma solução que oferece a possibilidade destas instituições listarem os bens específicos que necessitam. Esta empresa com loja online, de seu nome GiftImpact, cria uma lista de doações (como livros escolares, roupas, produtos de higiene) que as instituições de caridade identificaram como necessárias e onde cada pessoa pode comprar esse mesmo presente como doação, acompanhando o seu processo até chegar ao recetor final. Pode-se também usar esta plataforma para dar presentes com significado aos entes queridos.

Estes quatro grupos vão ter acesso a várias sessões e workshops com mentores que os vão orientar para a criação ou melhoramento do seu negócio, sendo depois escolhidas três equipas para irem a concurso e, no final, a equipa que apresentar o melhor pitch, na Semana do Empreendedorismo de Lisboa, de 15 a 19 de maio, será selecionada pelo júri como vencedora.