Reitora da UCP destaca conquistas da Investigação da Católica no Encontro Anual CARE
O futuro da investigação na Católica foi o tema do debate do V Encontro CARE CAtólica Research que reuniu a comunidade de investigadores da UCP, dia 15 de setembro, na Faculdade de Medicina em Sintra.
Neste encontro nacional, a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, destacou o que de melhor se fez na Católica na área da Investigação da Católica em 2022, dando como exemplo a publicação mais citada publicada nesse ano: “Conspiracy mentality and political orientation across 26 countries”. Publicado pelo Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos, o artigo alcançou um total de 60 citações.
A intervenção da Reitora ficou ainda marcada pelo anúncio do novo gabinete nacional para apoio à Investigação e Inovação da UCP: o Research and Innovation Office (RIO) sob a direção de João Cortez, investigador do Centro de Biotecnologia e Química Fina.
Das conquistas alcançadas pela Investigação da Católica em 2022, destaca-se ainda o registo de 29 novas patentes.
Convidada principal deste evento, Annemarie Matusche-Beckmann, Vice-Presidente para a Responsabilidade Social e para a Sustentabilidade da Universidade de Saarland, e Coordenadora da Aliança Transform4Europe, que a UCP integra, trouxe à discussão o papel das universidades e o cumprimento da sua 3.ª missão: a transferência de conhecimento para a resolução de desafios societais atuais.
Neste encontro participou também Michiel Scheffer, Presidente do Conselho Europeu de Inovação, onde abordou os principais concursos e estratégias para retenção de financiamentos competitivos Europeus.
Na mesa-redonda dedicada à empregabilidade que juntou Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, Manuela Pintado, Diretora do CBQF-UCP, António Martins da Costa, Presidente da AMCHAM Portugal, Pedro Simas, Diretor do CBR-UCP, António Casanova, CEO da UNILEVER-FIMA, e Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da UCP no Porto, abordaram-se os desafios de contratação de doutorados nas empresas, bem como o potencial de inovação que a carreira de investigação traz.
O futuro da investigação ficou patente nos desafios levantados na mesa-redonda “Social and Cultural Innovation”, que reuniu Diana Gonçalves, Diretora Académica do Lisbon Consortium e Coordenadora do Mestrado em Estudos de Cultura CECC-UCP, Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon-UCP, Filipe Martins, da Área Transversal de Economia Social, moderada por João Pereira, Coordenador de Inovação na UCP.
Neste encontro, a iniciativa do Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral, da Católica Doctoral School, esteve representada por Rita Valadas, Presidente da Cáritas, e os fellows do Programa.
O final desta 5.ª edição do CARE dinamizou a iniciativa CARE4CHANGE. A partir de sessões paralelas de trabalho, os investigadores dos 4 campi debateram o futuro da UCP em diversas áreas, e apresentaram propostas de implementação para a UCP, posteriormente entregues ao Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Peter Hanenberg.
Categorias: Investigação
Seg, 18/09/2023