Graduados pelo IEP, Matilde e Rodrigo recebem diploma e recordam os melhores momentos vividos no curso
A cerimónia de entrega de diplomas é sempre uma ocasião especial. Para os alunos do Instituto de Estudos Políticos (IEP), esse momento tão marcante, aconteceu no passado dia 25 de outubro, com os recém-graduados em Ciência Política e Relações Internacionais da Católica a receberem os seus diplomas na 22.ª Palestra Alexis de Tocqueville.
Matilde Pinto, de 21 anos, foi uma das ex-alunas a subir ao palco e conta que “foi um momento de reflexão, gratidão e de apreciar aquilo que foram 3 anos” de aprendizagem. “Sabia que queria dar o meu contributo num nível mais social, mas não sabia como”, conta a recém-graduada acrescentando que foi no IEP, onde fez o curso, a sua 1.ª opção, que descobriu que esse contributo seria na área da educação. Já o colega de Licenciatura, Rodrigo Leitão, com 21 anos, descreve o seu percurso académico como uma “peregrinação em direção à verdade”. “É como se o Platão e o Aristóteles fossem de braço dado à conversa. Receber o diploma significa que tive autorização para lhes fazer companhia neste caminho”, explica.
A cerimónia é “um ato simbólico, mas que também acaba por dar um bocadinho mais força para o futuro”, afirma Matilde. Um futuro que será diferente para cada um, mas que os alumni acreditam ser promissor. Mal terminou o curso, Rodrigo não perdeu tempo. Transitou logo para o Master’s em Governance, Leadership and Democracy Studies, também no IEP, e até já tem uma ideia para o tema da dissertação que irá escrever: personalismo. Quanto a objetivos, sonha em dar aulas no instituto da Universidade Católica. “Eu gostei tanto disto que gostava de fazer a mesma coisa pelos outros”, partilha.
Matilde também pretende prosseguir os estudos na área da filosofia política, e mais tarde trabalhar em políticas de educação. “Estou neste momento a fazer as candidaturas para a Holanda, enquanto promovo a licenciatura” pelas escolas secundárias do país. Mas isso é apenas no futuro imediato. Quando lhe perguntamos sobre o que gostaria mesmo de fazer, ri-se e confessa: “Eu tenho um sonho: ter uma Think tank minha.”
Sobre o curso na Católica, o que a alumna admite que mais gostou foi a “abertura e disponibilidade por parte dos professores e o currículo”. Recorda com carinho a sua cadeira favorita, “Pursuit of happiness.” Disciplina onde a sua mão “estava sempre levantada” e na qual discutiu “teorias filosóficas desde a Grécia antiga até às teorias mais contemporâneas.” Para além disso, salienta o papel do docente Orlando Samões, coordenador da licenciatura, que se distinguiu pelo “cuidado de dar as aulas de uma maneira dinâmica, de envolver os alunos, e pedir a sua opinião.”
Por outro lado, Rodrigo admira tanto os seus professores que é incapaz de eleger um favorito. Mas a disciplina preferida vem-lhe de imediato: “Tradição dos Grandes Livros II.” “Fiquei fascinado”, afirma. Fala com orgulho sobre a licenciatura e o que mais o marcou, refere, foram os livros que estudou, e depois, “o IEP em si, a Sala Infante D. Henrique,” acrescenta. Uma sala de convívio onde Rodrigo recorda estudar, ler e “discutir os autores, as ideias, uma coisa que é muito difícil fazer fora da Universidade.” Quanto ao Instituto, diz que “há qualquer coisa de muito confortável, de muito homely”, que não consegue definir, e que refere, com um sorriso, “acho que se soubesse perdia um bocado a graça.”
Com sonhos distintos, receberam com igual orgulho aquilo que a Vice-Reitora, Isabel Vasconcelos descreveu na Palestra Alexis de Tocqueville, a cerimónia mais solene do instituto, como “um passaporte para a sua vida profissional”, o diploma de licenciatura. “Na verdade, o vosso diploma leva-vos onde estiverem os vossos sonhos”, acrescentou.
O evento contou com a Palestra de Mário Pinto, convidado de honra e cofundador do IEP, “O Princípio da Subsidiariedade do Estado nos 25 anos da Revisão Constitucional de 1997”, e um momento de homenagem a Adriano Moreira. A cerimónia de entrega dos diplomas e prémios teve ainda intervenções de Mónica Dias, Vice-Diretora do Instituto, João Pereira Coutinho, Dean for Academic Programmes, Bernardo Gonçalves de Freitas, alumni, e Rafaela Ramos Guimarães, Presidente da Associação Académica do instituto.
Categorias: Instituto de Estudos Políticos
Qua, 02/11/2022