"Diplomacia em Tempo de Troika"- Obra de Luís de Almeida Sampaio lançada na Universidade Católica
Um testemunho sobre "um dos momentos mais difíceis pelos quais o país passou” e uma “visão portuguesa” sobre o papel da Alemanha no projeto europeu, já que “nada acontece na União Europeia sem a Alemanha estar de acordo”. Palavras de José Manuel Durão Barroso no lançamento do livro “Diplomacia em Tempo de Troika", de Luís de Almeida Sampaio.
O antigo Presidente da Comissão Europeia, e diretor do Centro de Estudos Europeus do IEP-UCP, enalteceu a importância que este livro, cujo prefácio é de Pedro Passos Coelho, assume, ao descrever “com pormenor diplomático o tempo difícil que Portugal viveu.”
A obra, apresentada na Universidade Católica Portuguesa no dia 4 de outubro, é assim um testemunho pessoal de Luís de Almeida Sampaio, chefe da representação diplomática portuguesa em Berlim durante o governo de Passos Coelho, sobre a diplomacia durante o período da Troika.
Para o autor, os tempos conturbados que o país viveu no período da Troika tiveram vários heróis, destacando o povo português, os governantes da altura, as instituições europeias e a diplomacia portuguesa.
O diplomata referiu ainda que "todos temos a obrigação de contribuir para que isto não se repita" e salientou: "nós vencemos, nós cumprimos, nós portugueses soubemos honrar Portugal".
Na apresentação do livro estiveram antigos ministros do governo de Pedro Passos Coelho, como Maria Luís Albuquerque e Paulo Macedo, assim como vários dirigentes do PSD, diplomatas portugueses e a Embaixadora da Alemanha, Julia Monar. Duarte Bárbara, diretor da Editora Leya e Mónica Dias, docente no Instituto de Estudos Políticos também marcaram presença no lançamento da obra.