Dia Internacional do Voluntário: “uma experiência de crescimento pessoal e de descobrimento”

“Eu não consigo ficar indiferente àquilo que se passa de menos bom,” partilha Carolina Tomásio, estudante da Licenciatura em Direito, na Universidade Católica Portuguesa. Para a futura jurista de 19 anos, fazer voluntariado é “dar o nosso contributo” e “tomar mesmo uma atitude ativa.”

“Sempre fui muito empática”, conta a estudante da Escola de Lisboa – Faculdade de Direito, acrescentando que procurou, desde cedo, envolver-se em ações de voluntariado. Mas, “ainda não tinha surgido nenhuma oportunidade” de o fazer de forma regular e o Projeto VIDA da Católica foi a ocasião “perfeita.”

Agora, a estudante da UCP dedica parte do seu tempo livre a acompanhar crianças e jovens do Bairro Fonsecas e Calçada, na Associação Santa Teresa, através do Projeto “És Capaz”. A iniciativa de Aprendizagem-Serviço da UCP tem como objetivo a mentoria de jovens com potencial para frequentar a Universidade, mas que, em condições normais, não poderiam fazer essa escolha.

“A ideia é nós ajudarmos com os seus trabalhos escolares, mas irmos um bocadinho além também se as crianças também nos permitirem e se abrirem para nós,” explica Carolina. Até porque o propósito deste projeto é capacitar os jovens e “explorar os seus interesses pessoais, que muitas vezes, infelizmente, não têm um seio familiar ou condições económicas que o permitam.”

Uma experiência que descreve como “muito gratificante, porque as crianças já estão motivadas para trabalhar só por nós estarmos lá com elas. Acho que elas até me dão mais do que eu lhes dou a elas no fim do dia. É mesmo bom”, confessa a voluntária.

Tão bom que “até já tenho recomendado” o Projeto Vida. “Acho que está super organizado,” diz. A estudante realça ainda a preocupação da organização, assegurada pelo Gabinete de Responsabilidade Social, na Sede da UCP, em “fazer a ponte” entre os voluntários e a associação.

Hoje, Carolina vê o voluntariado como “uma experiência de crescimento pessoal e de descobrimento,” que recomenda a todos. Para a jovem estudante o mais importante é a vontade, pois “ao querermos, tem tudo para correr bem.”

 

Carolina Tomásio - ELFD

Categorias: Faculdade de Direito - Escola de Lisboa

Seg, 05/12/2022