Conferência “Liderança Responsável para um Portugal com Futuro”: “Ser um líder responsável é um compromisso com a sociedade” | 5

“Acreditamos que os líderes devem basear-se em valores sólidos e comportamentos éticos, criando organizações baseadas na excelência e no mérito, em que os interesses individuais não se sobreponham ao bem comum.” Foram estas as palavras de Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, na conferência “Liderança Responsável para um Portugal com Futuro", organizada em parceria com o Jornal Expresso. Este evento marcou o início da comemoração dos 50 anos da escola, que teve lugar no dia 24 de novembro.

Nesta ocasião foi apresentado o estudo “Liderança Responsável: em que consiste e que caminho para Portugal?”, levado a cabo por investigadores do Center for Responsible Business & Leadership (CRB) da CATÓLICA-LISBON.

De acordo com Francisca Saldanha, investigadora principal deste estudo e docente da CLSBE, “ser um líder responsável é um compromisso que vai além da gestão do negócio do dia a dia. Abrange uma responsabilidade para com a sociedade, comunidade e a responsabilidade política”.

Nuno Moreira da Cruz, diretor do CRB, destacou: “há uma ligação entre as empresas sustentáveis, no sentido holístico, e os resultados financeiros a médio e longo prazo. As exigências da sociedade têm vindo a mudar as opiniões sobre liderança responsável.”

Opinião partilhada por Rita Sousa Almeida, Presidente da CATÓLICA-LISBON Students Union. “Os líderes, na altura dos meus pais, viam-se de uma forma muito diferente. Enquanto donos da empresa, acreditavam e defendiam que conseguiam fazer tudo sozinhos”, referiu a estudante. Por contraste, “o que se espera dos líderes do presente e do futuro é que sejam mais dinâmicos, mais proativos, que tenham mais visão do futuro e que queiram acompanhá-lo não de forma individual, mas sim em equipa”.

Também presente na conferência, Isabel Ucha, Presidente do Conselho de Administração da Euronext Lisbon, realçou a necessidade de “fazer o caminho para que não só haja retorno financeiro, mas que também tenha um impacto positivo para a sociedade.”

Argumento reforçado por Ricardo Pires, CEO da SEMAPA, que acredita que a criação do retorno deverá ser “ambientalmente sustentável e em linha com futuro, enquadrada neste período de mudanças e de oportunidades para fazermos mais e melhor”.   

João Pedro Tavares, Presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores partilhou ainda: “nas empresas já se fala muito na Liderança Responsável e os próprios líderes já se debatem com esta realidade de que já não se assumem só como líderes, mas como pessoas. É preciso continuar-se a semear esta ideia, para que se lidere com propósito.”

O empresário deixou uma mensagem para a nova geração: “Centrem-se nos outros, porque um líder responsável tem mais condições para ser mais feliz porque tem um propósito e uma missão para cumprir. Se fizermos da liderança apenas um cargo, estaremos a empobrecer.”