Católica inaugura exposição que junta arte, memória e investigação
“¿De qué casa eres? Los niños de Rusia. Episodios de un cotidiano #4” é o título da nova exposição patente na Galeria Fundação Amélia de Mello, na Sede da UCP, em Lisboa. Um título que desvenda o tema desta mostra, que funciona como homenagem à mãe da artista Ana Pérez-Quiroga, mas também como uma forma de entender o passado, aos olhos do presente.
A exposição foca-se numa “história individual de pós-memória”, segundo a curadora, Luísa Santos. A história é a das crianças espanholas enviadas para a União Soviética durante a guerra civil, particularmente a de Ângela Petra, a mãe da artista.
Ana Pérez-Quiroga explica-nos que o título da exposição vem da pergunta “¿De qué casa eres?”, em referência aos colégios ou “casas” em que as crianças eram divididas na União Soviética, afastadas das famílias, para se protegerem dos constantes bombardeamentos. “É uma pergunta que nós próprios podemos fazer”, diz a artista, “porque tem a ver com a cultura da individualidade; a quem de facto pertencemos”.
A artista explora a ideia de identidade, “uma identidade que também tem a ver com o sotaque, e a língua como um fator de exclusão”. Estes conceitos são explorados entre a arte e a pesquisa, não fosse este também um projeto de investigação, que faz parte do pós-doutoramento de Ana Pérez-Quiroga.
A artista participou na 2.ª edição da residência artística Arts Lab, do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP, em outubro de 2022, onde foi possível explorar “o que é investigar através das artes e como é que a arte é uma metodologia de investigação”, explicou Luísa Santos na inauguração da exposição.
Esta mostra insere-se assim “num ciclo programático que a galeria habitualmente dedica todos os anos a projetos de investigação”, referiu Paulo Campos Pinto, Diretor da Galeria Fundação Amélia de Mello.
Já Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, destacou a organização desta iniciativa "no âmbito do Laboratório de Curadoria, ligado a um dos projetos que mais nos entusiasma: o Lisbon Consortium".
Para Luísa Santos, curadora e investigadora, “o Lisbon Consortium é um programa de Estudos de Cultura, mas é muito mais que isso. É um entender as instituições como organismos vivos, que estão em constante mutação”. A iniciativa Cultura@Católica, também criada no âmbito deste programa, já realizou 10 exposições com mais de três mil visitantes, ao longo de quatro anos de atividade.
É possível visitar a exposição “¿De qué casa eres? Los niños de Rusia. Episodios de un cotidiano #4” de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
Categorias: Cultura@Católica
Qua, 19/04/2023