Outras Bolsas Sociais
Bolsas Sociais EPIS 2025
A EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) lançou a 15.ª edição do Programa de Bolsas Sociais, com candidaturas abertas até 21 de setembro.
As Bolsas Sociais EPIS 2025 têm como objetivo prestar apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade sócio económica o longo do seu percurso no ensino secundário e universitário, sinalizar boas práticas na promoção da inclusão social e de promoção de sustentabilidade e cidadania ativa.
Todos os alunos que iniciam, em 2025/2026, o 1.º ano de licenciatura ou o 1.º ano de mestrado podem candidatar-se acedendo aos links abaixo:
Consulte o Regulamento | Candidaturas (Licenciatura) | Candidaturas (Mestrado)
Bolsa Universitária de Mérito – APIFARMA
Criada em janeiro de 2023 pela APIFARMA, com o apoio institucional do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), a Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior. Este programa destina-se a reconhecer e apoiar estudantes com mérito académico e insuficiência económica.
A Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA é dirigida a cidadãos portugueses que ingressem pela primeira vez no ensino superior público, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores.
Os estudantes podem candidatar-se até dia 31 de agosto, clicando aqui
Bolsas Gulbenkian Novos Talentos
A Bolsa Gulbenkian Novos Talentos tem como propósito reconhecer e apoiar estudantes de mérito excecional, promovendo o desenvolvimento do talento académico e incentivando a iniciação à investigação. As bolsas abrangem áreas fundamentais das áreas das humanidades, das artes e das ciências sociais.
Podem candidatar-se estudantes inscritos no 2.º, 3.º ou 4.º ano de licenciatura ou mestrado integrado, ou no 1.º ano de mestrado, no ano letivo 2025/2026, com média igual ou superior a 16,5 valores nas unidades curriculares já realizadas.
O valor da bolsa anual é calculado tendo em conta três componentes: Apoio à formação e investigação; Apoio ao enriquecimento de talento; e Apoio social complementar.
Candidaturas no site de 1 a 30 de setembro (15h00)
Bolsas Gulbenkian Mérito
As Bolsas Gulbenkian Mérito – Fundação Calouste Gulbenkian são atribuídas a jovens com elevado potencial académico que ingressam no primeiro ano do ensino superior e apresentem escassos recursos económicos. Este apoio visa reconhecer o mérito, garantir maior estabilidade financeira e criar condições favoráveis ao sucesso académico ao longo do percurso universitário.
Podem candidatar-se estudantes com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores para o ano letivo 2025/2026. Além disso, é obrigatória a apresentação do comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), independentemente do valor dos rendimentos do agregado familiar. Esta candidatura é essencial para a verificação dos rendimentos, mesmo que o estudante não reúna os critérios para beneficiar da bolsa da DGES. O candidato não pode ser titular de qualquer grau académico de ensino superior.
Candidaturas no site de 1 de setembro a 31 de outubro (15h00)