News
Nuno Moreira da Cruz é o novo Dean de Executive Education na Católica-Lisbon
Nuno Moreira da Cruz é o novo Dean da Formação de Executivos da Católica-Lisbon. O atual Executive Director do Center for Responsible Business & Leadership da instituição sucede a Céline Abecassis-Moedas no cargo.
O novo diretor licenciou-se em Direito na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, detendo a pós-graduação em Estudos Europeus na College of Europe em Bruxelas (Bélgica), e um MBA na IE Business School (Madrid). É também Certified Coach (Escuela Europea de Coaching, Madrid) e mentor de Start-Ups.
Artigo completo disponível na Executive Digest.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
"The decreasing dominance of the MPLA in Angola's party system"
Wednesday, April 10, 2024 - 18:30
Fundação Eng. António de Almeida
UCP Editora is presenting the book "O domínio decrescente do MPLA no sistema partidário em Angola (2008-2022)" by Carlos Pacatolo on 10 April at 17h30.
The event will be opened by Anabela Antunes and the book will be presented by Manuel Braga da Cruz.
The closing speech will be given by Augusto Aguiar-Branco and the author of the book, Carlos Pacatolo, will be thanked.
Categories: Universidade Católica Editora Launch
Related Events
Open Class | The EU Constitution in Time of War: Legal Responses to Russia's Aggression against Ukraine
Faculty of Law - Lisbon SchoolEvents Sala de Exposições | Edifício da Biblioteca | UCP | Lisboa - SedeXIII Congress of Graduate Studies in Culture
Research Centre for Communication and CultureEvents Sala 417 | UCP | Lisboa - SedeEconomistas pedem a Montenegro maior crescimento, mais habitação e reforma do Estado
Sob o mote “Projetar Portugal” para colher contributos para o futuro do país na área da macroeconomia, o primeiro-ministro reuniu-se ontem com 12 economistas para debater desafios e políticas para o futuro do país. E alguns conselhos foram unânimes ao sinalizar a Montenegro a necessidade de mais ambição no crescimento económico, o que implica contratar mais mão-de-obra, o que só se consegue com mais habitação. Reforma da Administração Pública, desburocratizando e privilegiando o mérito, e a necessidade de manter os equilíbrios macroeconómicos, quer orçamental quer ao nível da dívida pública, foram outros dos conselhos transversais entre académicos e gestores que estiveram em São Bento.
(...)
No grupo dos 12 especialistas em macroeconomia que foram convidados, estiveram ainda Joana Silva, que é economista no Banco Mundial e professora da Universidade Católica, António Nogueira Leite, antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças, administrador da HipogesIberia e professor da Universidade Nova de Lisboa, João Jalles, do ISEG, Óscar Afonso, diretor da Faculdade de Economia do Porto, e Susana Peralta, da Nova SBE.
Artigo completo disponível no Jornal Económico.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
Carregar carros elétricos na rede pública pode custar o dobro do que em casa
O carregamento de veículos elétricos na rede pública pode ser duas vezes mais caro do que em casa, segundo um estudo da Católica Lisbon School of Business & Economics, que aponta o dedo à “reduzida concorrência” neste mercado.
“O preço da rede pública para veículos elétricos é similar ao preço de abastecer um carro a gasóleo, mas seria consideravelmente mais barato se o utilizador apenas o carregasse em casa”, refere o estudo realizado em outubro, com base em preços de março de 2024.
Segundo o estudo “Mobilidade Elétrica em Portugal: Onde estamos e para onde vamos?”, realizado em outubro de 2024, pela Católica Lisbon School of Business & Economics, “este preço elevado na rede pública poderá ser também exacerbado pela reduzida concorrência no mercado de infraestruturas de carregamento, no qual 57% dos postos de carregamento são detidos pelos três maiores operadores”.
Artigo completo disponível na Executive Digest.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

Eles são craques a gerir dinheiro

Os “filhos do bairro” estão cada vez mais integrados
Católica avança com curso inovação e transformação em Seguros
A Católica Lisbon vai arrancar com um novo curso dirigido aos profissionais de seguros, inaugurando uma formação avançada destinada a atualizar conhecimentos sobre Inovação e Transformação na indústria. Está a interessar a todas as áreas dos seguradores, corretores, setores como banca, consultores, fundos de investimento, saúde, automóvel e também empresas que gerem volumosos contratos de seguros.
Paulo Bracons, economista e Consultor de Seguros e Fundos de Pensões, com experiência executiva de mais de 30 anos no setor segurador em Portugal e Angola, é o diretor do curso e explicou a oportunidade para lançar Inovação e Transformação em Seguros a realizar entre 5 de novembro e 19 de dezembro deste ano.
Artigo completo disponível no ECO.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
Católica-Lisbon, segundo semestre em formação de executivos
A escola, conhecida pela excelência e pela inovação, alinhou o conhecimento aprofundado com as questões mais relevantes do ambiente empresarial atual. O resultado é uma oferta educativa que prepara os executivos para enfrentar os desafios contemporâneos e futuros do mundo dos negócios.
Os programas propostos pela Católica-Lisbon visam promover o desenvolvimento pessoal e profissional, apoiando os dirigentes e quadros na aquisição de competências que impulsionem as suas carreiras. Paralelamente, a escola dedica-se a colaborar com as empresas no desenvolvimento dos seus colaboradores, reconhecendo a importância deste investimento para o crescimento sustentável dos negócios.
Artigo completo disponível na Human.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
Future IT Leadership quer capacitar líderes digitais
O programa de especialização Future IT Leadership está a preparar uma nova edição com início marcado para 9 de setembro. Trata-se de um projeto conjunto da Técnico + (escola de formação avançada pós-graduada e profissional do Instituto Superior Técnico), da Católica Lisbon (CLSBE), e da IDC que tem como finalidade capacitar líderes digitais de forma a que estes possam moldar o futuro das organizações. O Future IT Leadership vai ensinar as mais recentes técnicas de gestão sobre os principais temas da direção e gestão dos sistemas de informação, que permitam integrar e tirar partido das tecnologias digitais nos negócios. Com uma abordagem prática e especialistas na área, explorará temas essenciais como liderança empresarial, tecnologias disruptivas e cibersegurança.
O programa destina-se a diretores e gestores de tecnologias e sistemas de informação (ou de áreas de interesse pela tecnologia), empresários e empreendedores com negócios de base tecnológica ou aspirantes a diretores, gestores ou empreendedores. Vai decorrer em formato online, em horário pós-laboral, dois dias por semana (às segundas e quinta-feiras).
Artigo completo disponível na Link To Leaders.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
Há quatro mestrados nacionais entre os melhores do mundo
Portugal tem quatro dos melhores mestrados em Finanças do mundo. O ranking “Masters in Finance 2024”, do Financial Times (FT), que avalia a qualidade destes programas nas universidades e escolas de negócios internacionais, distinguiu as formações das portuguesas Nova SBE, Católica-Lisbon, ISEG e Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). O país voltou a assegurar três escolas no top 30 mundial.
(...)
A Católica-Lisbon obteve a 16.ª posição numa lista que classifica os 65 melhores mestrados de Finanças de todo o mundo de entre centenas de programas nos cinco continentes. O resultado evidencia uma subida de cinco posições face ao ranking de 2023. Os graduados da Católica-Lisbon aumentaram o seu salário inicial 98% nos primeiros três anos de trabalho após a formação, o que coloca esta instituição de ensino na quarta posição mundial no critério de progressão salarial.
Artigo completo disponível no Diário de Notícias.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
Escassez de água é ameaça à economia portuguesa: PIB arrisca afundar mais de 3% em cenário extremo
A escassez de água em Portugal ameaça vir a ter sérios impactos na economia portuguesa. Num cenário extremo de falta de água, o PIB português arrisca afundar 3,2%. As soluções para mitigar este impacto negativo passam por melhorar o armazenamento da água, reduzir as perdas na rede ou combater o mercado negro através da criação de um mercado. E também por aumentar o preço da água em quase 26%.
O alerta consta do estudo O valor económico da água em Portugal, uma investigação liderada pelo professor Miguel Gouveia da Universidade Católica Portuguesa, que vai ser hoje apresentado
“A escassez hídrica terá um impacto direto no potencial de geração de hidroeletricidade em Portugal, promovendo uma alteração do seu mix energético, encarecendo-o, numa altura em que se pretende a descarbonização. A escassez de água terá impactos macroeconómicos significativos, nomeadamente no PIB (num cenário de efeitos climáticos mais severos, o PIB poderá cair 3,2%), em aumentos das taxas de desemprego e inflação, e numa deterioração da balança comercial. Estes impactos serão maiores quando se consideram cenários com redução dos caudais vindos de Espanha”, pode-se ler no documento.
Artigo completo disponível no Jornal Económico.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
Conselho Consultivo do Banco de Portugal na agenda do Conselho de Ministros desta semana
É já nesta quinta-feira, 30 de janeiro, que o Governo aprova a lista para integrar o Conselho Consultivo do Banco de Portugal, segundo fonte conhecedora do processo.
(...)
O Jornal Eco noticiou que, para além de Manuela Ferreira Leite, o Conselho Consultivo do Banco de Portugal passa a ser composto também por Cecília Meireles, secretária-geral da ATIC e antiga secretária de Estado do Turismo no Governo de Pedro Passos Coelho; Filipe Santos, Dean da Católica Business School; e João Pedro Nunes, professor de Finanças do ISCTE.
Artigo completo disponível no Jornal Económico.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

Eles são craques a gerir dinheiro

Os “filhos do bairro” estão cada vez mais integrados
Joana Mata Pereira: "Envolver os estudantes do ensino superior na aprendizagem"
Com cada vez mais estímulos externos, queremos que os nossos estudantes aprendam, mas as abordagens mais tradicionais serão difíceis de manter se a aprendizagem por parte dos estudantes é o nosso objetivo.
A aprendizagem envolve a construção ou co-construção ativa de significado. E a aprendizagem significativa é facilitada quando se estabelecem conexões, se reflete em ideias, se geram ideias iniciais, se encontram conclusões, e também ao estruturar explicações e argumentos, quer para si mesmo quer para os colegas ou para o professor. E, adicionalmente, aprendemos mais quando aprendemos com outros.
Artigo completo disponível na Rádio Renascença Online.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT
Trabalhar a tempo parcial após reforma? Quase 43% dos inquiridos considera essa possibilidade, revela estudo português
Quase 43% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica admite a possibilidade de trabalhar a tempo parcial após a idade da reforma, com predominância para os homens.
A maioria dos inquiridos (51,7%) discorda totalmente do aumento da idade da reforma previsto para 2030.
No mesmo inquérito, a grande maioria dos participantes (73,3%) indicou não ter interesse em trabalhar após a reforma.
Os mesmos dados revelam que 42,6% considera "provável ou muito provável" a possibilidade de trabalhar a tempo parcial após a idade da reforma, "demonstrando maior abertura para este regime de trabalho".
Artigo completo disponível em Sic Notícias.
Categories: Católica-Lisbon School of Business & Economics
Related Press News
