Educar por projetos

O ensino por projetos é “uma alternativa para podermos colocar os alunos a pensar, a resolver problemas, a resolver situações e aplicar o conhecimento”, defende Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação. E se nos alunos mais adultos, com um conhecimento técnico suficiente, esse método possibilita a sua progressão para situações mais concretas, o mesmo não ocorre (ou é mais difícil de ocorrer) nos alunos mais jovens.

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Para Joana Rodrigues Rato, professora de Neuropsicologia da Universidade Católica Portuguesa, o problema é pensar-se que as aulas expositivas são inimigas daquilo que pode ser um ensino por projetos. Porque o ensino explícito “pode perfeitamente incluir este modo de trabalhar, de ensino por projetos”, afirma a professora que lembra que “aprendemos quando tentamos fazer esta ponte entre o que sabemos, o tal conhecimento prévio, com uma nova aprendizagem, no qual precisamos então de ensino, e aqui ensino explícito, que não precisa ser a questão de transmissão, mas sim, orientado com objetivos escolares”.

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