Sondagem: empate técnico mas com AD à frente do PS por um ponto

A uma semana do arranque da campanha eleitoral para as europeias de 9 de Junho, mantém-se o impasse. Se as eleições fossem hoje, a AD e o PS teriam um empate técnico, com a coligação de direita a conseguir uma ligeira vantagem sobre os socialistas, obtendo um resultado estimado de 31% contra 30% para o PS. Bem longe surge o Chega, com 15%, e os restantes Æcam abaixo dos dois dígitos: IL com 6%; Bloco, Livre e CDU empatados com 5% — ligeiramente acima da linha de água para eleger —, e o PAN com apenas 1%, o que o deixaria, desta vez, fora do Parlamento Europeu.

Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1 foi realizada entre 13 e 18 de Maio, na semana em que se realizaram os três primeiros debates televisivos entre os cabeças de lista dos oito principais partidos.

Com base nesta estimativa, que tem em conta a distribuição dos indecisos e exclui a abstenção, a AD e o PS conseguiriam eleger entre seis e oito deputados, o que signiÆca que os socialistas perderão alguns lugares, já que actualmente têm nove mandatos. A votação do Chega permitiria eleger entre três e quatro candidatos, e os 6% da IL muito provavelmente elegeriam um eurodeputado ( João Cotrim Figueiredo), com a possibilidade de chegar ao segundo.

Nota: Pode este conteúdo na íntegra na edição impressa do Público de 22 de maio de 2024.