News

Isabel Capeloa Gil at the 2nd Forbes Women's Summit: "The Power of Difference"

Tuesday, May 28, 2024 - 17:30

Estúdio Time Out


After being the only Portuguese woman to be recognized by Forbes as 50 Over 50, the President of Universidade Católica Portuguesa and President of the International Federation of Catholic Universities, Isabel Capeloa Gil, will take part in a conversation on "The Power of Leadership - Ask the President" on May 28th.

In the conversation with Isabel Capeloa Gil will be Maria Cândida Rocha e Silva, President of Banco Carregosa, and Benedita Miranda, General Manager Multilingual Region at Foundever.

The 2nd edition of the Forbes Women's Summit: "The Power of Difference" will be held at the Time Out Market in Lisbon.

The conference brings together leaders and agents of change to discuss the challenges and opportunities for the effective implementation of gender equality (of conditions and opportunities) in Portugal, highlighting the power of women on this path.

PROGRAMME

Categories: A Reitora Events

Há uma pergunta que fazem às mulheres que deveria ser posta também aos homens

Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas, e Benedita Miranda, General manager Multilingual Region da Foundever, marcaram presença no Forbes Women’s Summit para falar do poder da liderança na ótica do presidente.

(...)

Falta de representação nos lugares de topo

Por seu lado, Isabel Capeloa Gil diz que a perceção social que se criou de que a liderança é matéria masculina, levou também a que “a ambição no homem seja vista como positiva, enquanto na mulher não”.

No meio académico, apesar da representação de mulheres ser mais generosa na docência propriamente dita, é quando chega às posições de liderança que os homens voltam a ter preponderância. “Na chegada às posições de topo, as estatísticas mundiais indicam que há apenas 12% de mulheres reitoras ou vice-reitoras. No caso das universidades católicas, a média é de 8%”

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa evidencia que “as mulheres, por vezes, hesitam em abraçar as oportunidades”, estimulando as mulheres a “ter confiança nas suas capacidades”.

Artigo completo disponível na FORBES.

Categories: A Reitora

Saiba quem é a única portuguesa que consta na lista Forbes 50 over 50


Isabel Capeloa Gil é a única portuguesa na lista 50 over 50 da Forbes.

Uma das mulheres mais veneráveis ​​do ensino superior católico internacional, Capeloa Gil é a primeira mulher a ser nomeada presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (IFCU) e a sexta reitora da Universidade Católica Portuguesa.

Capeloa Gil cresceu na China e a sua formação despertou um interesse precoce na investigação de questões de diversidade e conflito no seu trabalho académico. Como reitora da UCP, supervisiona projetos de expansão da universidade; como presidente da IFCU, a associação de universidades católicas mais antiga do mundo, liderou um grupo de trabalho para uma maior representação das mulheres em cargos de liderança académica.

Artigo completo disponível na Forbes.

Categories: A Reitora

Universidade espera aumentar o número de admissões ao curso de Medicina

A reitora da Universidade Católica Portuguesa disse que a visita do Papa Francisco foi “o evento” da instituição, referiu-se à concretização da cátedra “Francisco e Clara”, este ano, e, no futuro, espera aumentar o número de admissões em Medicina.

“Esperamos que a realidade da necessidade de formação de médicos no país faça com que as instituições sejam sensatas e permitam aumentar o número de admissões ao curso de Medicina”, afirmou Isabel Capeloa Gil em entrevista à Agência ECCLESIA.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa lembra que “é evidente” que é necessário alargar o número de turmas no curso de Medicina na Católica, porque ficam de fora “um número alargadíssimo de estudantes” e sobretudo porque são precisos médicos em Portugal.

Artigo completo disponível na Ecclesia.

Categories: A Reitora

«Estamos num momento profundamente difícil para as democracias», afirma reitora da Católica

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) afirmou que há uma “crise de confiança nas instituições”, o discurso público “está completamente contaminado” e considera que as democracias vivem um momento “profundamente difícil”.

“No contexto europeu estamos num momento profundamente difícil para as democracias”, disse Isabel Capeloa Gil em entrevista à Agência ECCLESIA.

A Reitora da UCP alertou para a “crise de confiança nas instituições” que se vive na sociedade europeia, referindo que “o ressentimento e o desencanto das pessoas com as condições de vida provoca um esboroar das instituições que muitas vezes não estão à altura daquilo que delas se exige”.

Artigo completo disponível na Ecclesia.

Categories: A Reitora

Reitora da Universidade Católica diz que a educação "não pertence ao Estado"

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, considerou esta quinta-feira, em Fátima, que a educação "não pertence ao Estado" e "não é uma fábrica de doutrinação ideológica do Estado".

Ao intervir no primeiro dia de trabalhos do II Congresso Nacional da Escola Católica, que decorre em Fátima até sexta-feira, acrescentou que "é preciso respeitar as opções que as famílias tomam em relação à educação dos seus filhos", assumindo que "não existe neutralidade no processo e educativo".

Sublinhando que "as escolas católicas são a maior rede global" no setor do ensino, não sendo "apenas para católicos, mas para o mundo", a reitora da UCP assegurou que "a proposta educativa das escolas católicas cultiva a dignidade humana, prepara para a cooperação e não para a competição, favorece um caminho para saber como pensar e não o contrário".

Artigo completo disponível na Renascença.

Categories: A Reitora