News

Dois terços dos cidadãos chumbam o Governo no preço dos alimentos

Dois terços dos portugueses chumbam o trabalho do Governo na agricultura e nos preços dos alimentos e 40% culpam a grande distribuição pelo aumento do custo da alimentação.

A conclusão é de um inquérito realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a Confederação dos Agricultores de Portugal. O trabalho mostra também que metade dos cidadãos não sabe quem é a ministra da Agricultura e da Alimentação.

Artigo completo disponível no Jornal de Negócios.

Maioria defende demissão de Costa e opção de Marcelo por eleições antecipadas

O “trauma Santana Lopes”, que aconteceu há quase 20 anos, parece estar bem vivo na sociedade portuguesa — pelo menos naqueles que foram inquiridos pela sondagem da Universidade Católica para PÚBLICO-RTP-Antena 1. Um novo governo sem eleições (uma absoluta normalidade em muitos países europeus) continua a ser considerado impossível em Portugal.

Só 20% dos inquiridos da sondagem apoiam a solução que António Costa apresentou a Marcelo Rebelo de Sousa de manter o PS no Governo com o governador do Banco de Portugal e antigo ministro das Finanças dos governos socialistas, Mário Centeno, como primeiro-ministro.

Nota: Pode ler o conteúdo na íntegra na edição impressa do jornal Público de 30 de novembro de 2023.

Sondagem RTP/Católica: Bolieiro perto da maioria absoluta

José Manuel Bolieiro deve ser reeleito presidente do Governo Regional dos Açores. De acordo com a projeção da Universidade Católica para RTP, a coligação PSD/CDS/PPM pode eleger entre 25 e 31 deputados, sendo que precisa de 29 para ter maioria absoluta.

A coligação liderada por Bolieiro deve ter entre 40 a 45% dos votos. Em 2020, os três partidos juntos tiveram, somados, cerca de 40%.

 

Artigo completo disponível no Observador.

Sondagem da Católica dá AD com 33% e PS com 27%

Se as eleições fossem hoje a Aliança Democrática (AD) seria a vencedora, de acordo com uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público.

A coligação liderada por Luís Montenegro, que é formada por PSD, CDS e PPM, obtém 33% das preferências dos portugueses, de acordo com o estudo, enquanto o PS, liderado por Pedro Nuno Santos, fica com 27%.

A mesma sondagem vinca uma tendência: há maioria à direita, mas só com os votos do Chega, com o partido de André Ventura a conseguir 17% nas intenções de voto.

Artigo completo disponível na CNN.

Sondagem Católica. Há mais portugueses com dificuldades em pagar despesas de saúde

Os portugueses continuam a ter dificuldades em cumprir prazos de pagamento em algumas áreas, sendo que este ano é na saúde que mais se sentem esses desafios: 27 por cento assume dificuldades em pagar a fatura dos medicamentos e 22 por cento a conta do supermercado. A conclusão é da sondagem da Universidade Católica para a RTP sobre as condições de vida em Portugal, que revela ainda que 17 por cento dos inquiridos diz ter rendimentos inferiores ao que tinham no ano passado.

Na sondagem agora divulgada, verifica-se que 18 por cento dos inquiridos que pagam renda ou prestação de habitação tiveram dificuldades em fazê-lo dentro do prazo, pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Este valor diminuiu ligeiramente, comparando com os 23 por cento registados na sondagem de julho de 2023.

Artigo completo disponível na RTP online.

Sondagem mostra PS a ultrapassar AD e queda do Chega

A dois dias dos portugueses serem chamados às urnas para as eleições europeias, o PS ultrapassa a AD nas intenções de voto, mas mantém-se o empate técnico entre as duas forças políticas. 

Esta é a conclusão da sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público. 

Se for considerada a intenção direta de voto, sem fazer a distribuição dos indecisos, o Partido Socialista sobe dois pontos e reúne agora 22%, um ponto acima da candidatura encabeçada por Sebastião Bugalho, que desce para os 21%. 

Com estes resultados, o PS poderia eleger até nove eurodeputados e a AD oito.  

Artigo completo disponível na SIC Notícias.

Sondagem da Católica. Aliança Democrática venceria hoje as eleições legislativas

A pouco mais de um mês das eleições legislativas, a Aliança Democrática (AD) passa para a frente nas intenções de voto. É o que revela uma sondagem da Universidade Católica para a Antena 1, RTP jornal Público.

Pode ver aqui.

VII Annual CESOP-Local Seminar for Sustainable Development

Thursday, July 04, 2024 - 14:00

Auditório 2 | Edifício antigo | UCP| Lisboa - Sede


"Democracy as the axis of a sustainable future" is the theme of the VII Annual CESOP-Local Seminar for Sustainable Development, taking place on 4 July at the Universidade Católica Portuguesa.

Participation is free but requires registration.

REGISTRATION | INFORMATION

Categories: Centro de Estudos e Sondagens de Opinião Events

Envelhecimento. 43% dos portugueses admite trabalhar a tempo parcial após reforma

Quase 43% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica admite a possibilidade de trabalhar a tempo parcial após a idade da reforma, com predominância para os homens.

"Os homens mostraram maior interesse em trabalhar após a reforma (54,1%) e uma maior concordância com o aumento da idade da reforma (72,5%). Por sua vez, as mulheres valorizaram mais o papel social das pessoas acima dos 55 anos", lê-se no documento elaborado pelo Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica.

Artigo completo disponível na Renascença.