News

Dois terços dos cidadãos chumbam o Governo no preço dos alimentos

Dois terços dos portugueses chumbam o trabalho do Governo na agricultura e nos preços dos alimentos e 40% culpam a grande distribuição pelo aumento do custo da alimentação.

A conclusão é de um inquérito realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a Confederação dos Agricultores de Portugal. O trabalho mostra também que metade dos cidadãos não sabe quem é a ministra da Agricultura e da Alimentação.

Artigo completo disponível no Jornal de Negócios.

Maioria defende demissão de Costa e opção de Marcelo por eleições antecipadas

O “trauma Santana Lopes”, que aconteceu há quase 20 anos, parece estar bem vivo na sociedade portuguesa — pelo menos naqueles que foram inquiridos pela sondagem da Universidade Católica para PÚBLICO-RTP-Antena 1. Um novo governo sem eleições (uma absoluta normalidade em muitos países europeus) continua a ser considerado impossível em Portugal.

Só 20% dos inquiridos da sondagem apoiam a solução que António Costa apresentou a Marcelo Rebelo de Sousa de manter o PS no Governo com o governador do Banco de Portugal e antigo ministro das Finanças dos governos socialistas, Mário Centeno, como primeiro-ministro.

Nota: Pode ler o conteúdo na íntegra na edição impressa do jornal Público de 30 de novembro de 2023.

Sondagem RTP/Católica: Bolieiro perto da maioria absoluta

José Manuel Bolieiro deve ser reeleito presidente do Governo Regional dos Açores. De acordo com a projeção da Universidade Católica para RTP, a coligação PSD/CDS/PPM pode eleger entre 25 e 31 deputados, sendo que precisa de 29 para ter maioria absoluta.

A coligação liderada por Bolieiro deve ter entre 40 a 45% dos votos. Em 2020, os três partidos juntos tiveram, somados, cerca de 40%.

 

Artigo completo disponível no Observador.

Sondagem da Católica dá AD com 33% e PS com 27%

Se as eleições fossem hoje a Aliança Democrática (AD) seria a vencedora, de acordo com uma sondagem da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público.

A coligação liderada por Luís Montenegro, que é formada por PSD, CDS e PPM, obtém 33% das preferências dos portugueses, de acordo com o estudo, enquanto o PS, liderado por Pedro Nuno Santos, fica com 27%.

A mesma sondagem vinca uma tendência: há maioria à direita, mas só com os votos do Chega, com o partido de André Ventura a conseguir 17% nas intenções de voto.

Artigo completo disponível na CNN.

Sondagem Católica. Há mais portugueses com dificuldades em pagar despesas de saúde

Os portugueses continuam a ter dificuldades em cumprir prazos de pagamento em algumas áreas, sendo que este ano é na saúde que mais se sentem esses desafios: 27 por cento assume dificuldades em pagar a fatura dos medicamentos e 22 por cento a conta do supermercado. A conclusão é da sondagem da Universidade Católica para a RTP sobre as condições de vida em Portugal, que revela ainda que 17 por cento dos inquiridos diz ter rendimentos inferiores ao que tinham no ano passado.

Na sondagem agora divulgada, verifica-se que 18 por cento dos inquiridos que pagam renda ou prestação de habitação tiveram dificuldades em fazê-lo dentro do prazo, pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Este valor diminuiu ligeiramente, comparando com os 23 por cento registados na sondagem de julho de 2023.

Artigo completo disponível na RTP online.