News

A visita relâmpago da Primeira-dama dos EUA (em imagens)

O edifício da reitoria esteve fechado, funcionários receberam indicação para evitar levar o carro e os alunos foram avisados de que só deveriam deslocar-se à universidade no caso de terem exame. Na tarde de segunda-feira, 5, a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, esteve bem guardada para receber a visita da Primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, que veio inaugurar uma exposição de artistas portugueses e americanos.

O evento, enquadrado na iniciativa “Art In Embassies”, decorreu à porta fechada, rodeado de grande aparato de segurança, com snipers no edifício, dezenas de polícias e de viaturas blindadas e algumas interrupções no trânsito no momento da chegada e da partida, após cerca de uma hora e meia de visita.

Artigo completo disponível na Visão.

JMJ. Papa Francisco vai encontrar-se em Lisboa com jovens refugiados

O Papa Francisco vai encontrar-se em Lisboa com jovens refugiados a viver no nosso país. O encontro vai decorrer na Universidade Católica.

“É um encontro do Papa com jovens refugiados, exilados em Portugal, que vieram para Portugal ao abrigo do ‘Fundo Papa Francisco’ e vai-se encontrar com eles na Universidade Católica”, avançou a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, na noite de terça-feira, na RTP.

De acordo com Isabel Capeloa Gil, no encontro estarão "estudantes iranianos, afegãos, sírios, ucranianos e nigerianos que vão dar o seu testemunho do que significa estar a estudar em Portugal, ter uma hipótese de voltar a aspirar, ter uma vida, de criar uma vida, de ter um futuro com paz e de voltar aos seus países”.

Artigo completo disponível na Renascença.

Categories: Católica na JMJ

JMJ. Festival da Juventude vai ter 38 conferências

O Festival da Juventude da JMJ Lisboa vai incluir quase quatro dezenas de conferências. De 1 a 6 de agosto, vão ser 38 os momentos reservados a esta categoria, que irão e abordar temas ligados à vocação, à missão, aos desafios da sociedade atual, à cidadania e ao mundo profissional e vão estar espalhadas por diversos espaços.

As conferências serão em vários idiomas e conduzidas por diversos países”, informou a organização do evento esta quarta-feira, através do seu site.

Os temas serão diversos. Um deles “passa pela maneira como os jovens católicos podem manifestar a fé através da sua profissão em diferentes áreas como a educação, saúde e economia. Com especial atenção para a Economia de Francisco, que vai estar em debate na Universidade Católica de Lisboa com especialistas no tema”.

Artigo completo disponível na Renascença.

Categories: Católica na JMJ

Papa Francisco abençoa primeira pedra do novo Campus Veritati da Universidade Católica

Projeto da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça terá dois edifícios.

Pode ver a reportagem aqui.

Categories: Católica na JMJ

“Olha, Deus vem aí”: Augusto tem barbas longas, sandálias, um cajado e é um dos muitos milhares no maior check-in da JMJ

"Honduras, Coreia…” Nisha hesita ao enumerar as bandeiras que já riscou da lista. Pega no telemóvel e vai à galeria de imagens, com o dedo percorre as fotografias com rapidez. “Pelo menos dez desde sábado”. Com 26 anos, nascida no sul da Índia e criada no Reino Unido desde bebé, é uma dos milhares de participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa e traz um objetivo: “tirar o máximo de selfies possíveis com diferentes bandeiras e peregrinos”. Veste-se com as cores britânicas, ao pescoço, como se fosse uma capa de super-heroína, atou a bandeira do país que a viu crescer e uma bandolete cheia de lantejoulas azuis e vermelhas impede que o cabelo lhe tape o rosto. “É um grupo muito inglês”, interrompe o irmão, Prabhu.

Nota: Este conteúdo é exclusivo dos assinantes do Expresso de 31 de julho de 2023.

Categories: Católica na JMJ

III Global Symposium Uniservitate

Thursday, October 27, 2022 - 08:00

Universidade Lumsa


The III Global Symposium Uniservitate will take place on 27 and 28 October in Rome.

Isabel Capeloa Gil, President of the Universidade Católica Portuguesa, will be one of the speakers at the opening session of the Symposium, which will take place on 27 October at 8am. This session will also include the participation of Cardinal José Tolentino de Mendonça, Francesco Bonini (Rector of LUMSA), Carmela Di Agresti (LUMSA), Richard Brosse (Portfolio Manager Vital Catholic Thought, Porticus), María Rosa Tapia (Uniservitate programme-CLAYSS) and moderated by Enrique Ochoa (Executive Director, CLAYSS).

On 28 October, at 8am, the Service-Learning experience of UCP will be presented in the session "Service-learning and Global Compact on Education".

In the scope of the Uniservitate Award 2022, the Universidade Católica Portuguesa will receive an honorable mention for the project "Capacitar para proteger", on the second day of the Symposium. The project is part of the CApS project: Universidade Católica and Service-Learning: Innovation and Social Responsibility, which started in January 2020 involving the 4 campi of the University.

The UNISERVITATE Award seeks to promote quality Service-Learning practices carried out by Catholic Higher Education Institutions, recognizing experiences that represent effective contributions to the solution of socio-environmental problems, identified and addressed in solidarity with organizations and community members.

Follow the online transmission here.

Categories: Católica in Lisbon Conferences

JMJ com participação inédita a nível mundial de coro de surdos

Quando o Papa Francisco presidir ao acolhimento a milhares de participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Parque Eduardo VII, em Lisboa, em 3 de agosto, vai deparar-se com uma novidade absoluta, o coro integrará elementos surdos.

(...)

O mentor do projeto, surgido há 12 anos, é Sérgio Peixoto, músico e diretor do Coro da Universidade Católica.

“Há cerca de 12 anos, no Instituto de Ciências da Saúde, abriu o curso de Língua Gestual Portuguesa para Professores Surdos e, na altura, o diretor da faculdade, professor Alexandre de Castro Caldas, mais a professora Ana Mineiro, vieram ter comigo e perguntaram se não seria interessante integrar estes alunos na universidade de uma maneira diferente”, diz Sérgio Peixoto, recordando como tudo começou.

Artigo completo disponível no Observador.